Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Delegacia de Orleans é devastada por temporal, e reconstrução entra em pauta com urgência

“Foi uma situação bem crítica”, afirma o delegado-geral após o temporal que derrubou a delegacia.

Por Ligado no Sul01/12/2025 08h57
Fotos/divulgação

O forte temporal que atingiu Orleans na última sexta-feira, 28 de novembro, deixou casas danificadas, árvores arrancadas, placas retorcidas e diversos prejuízos estruturais. Entre os pontos mais atingidos, a situação que mais chamou a atenção foi a delegacia do município, completamente destruída pela força do vento. O impacto foi tão severo que nem os próprios policiais acreditaram no que viram.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, que trabalhou por anos na unidade, descreveu o choque ao receber a notícia.
“Recebi com muita tristeza, em razão do fato de que por anos trabalhei nessa delegacia de polícia, onde exerci a minha função de policial. Fiquei feliz porque não tínhamos nenhum ferido. Era uma situação bem crítica, os policiais estavam no momento de expediente trabalhando no interior da delegacia. Muitos se assustaram em razão do forte vento que atingiu a delegacia e fez com que o telhado fosse arrancado. Tivemos prejuízos materiais, mas a felicidade é que ninguém sofreu dano físico”, afirmou.

Fotos/Reprodução

Com a estrutura totalmente comprometida, a Polícia Civil precisou agir rapidamente. Computadores foram levados para a sede da prefeitura ainda no dia do temporal. O governador Jorginho Mello foi comunicado de imediato.

Segundo o delegado-geral, o governo estadual já autorizou medidas emergenciais.
“O governador Jorginho já autorizou a locação do imóvel e também já autorizou o recurso para a construção da delegacia de polícia. Ele viu as fotos, conversei com ele e mostrou preocupação. Disse que não vamos ficar sem estrutura e que tem que montar uma estrutura adequada para atender melhor a população e também os policiais civis e militares que vão trabalhar”, relatou.

Nesta segunda-feira, dia 1º, uma reunião entre prefeitura, engenheiros e representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil definirá os próximos passos. A ideia é reconstruir, num mesmo terreno dois prédios novos: a delegacia e o pelotão da Polícia Militar.
“Nós já estávamos fazendo o projeto para melhoria de toda a estrutura e construção do pelotão da Polícia Militar. Agora temos que colocar tudo abaixo e fazer ambos os prédios no terreno, que é do Estado. A Prefeitura é responsável pelo projeto, e nós ficaremos com a licitação e a execução da obra. Quanto mais rápido sair o projeto, mais rápido a obra começa”, explicou.

Enquanto isso, o atendimento policial será temporariamente realocado para outro imóvel alugado.

Com a destruição completa da delegacia, surgiu a dúvida sobre a perda de documentos, inquéritos e boletins de ocorrência. Ulisses Gabriel explicou que o sistema atual da Polícia Civil minimizou o prejuízo.
“Todos os boletins são virtuais, não são mais em papel. Os inquéritos estavam sendo transformados em sistema digital. Há uma perda de alguns inquéritos que ainda estavam no papel”, admitiu.

Ele reforça que a digitalização, acelerada na gestão atual, tem sido fundamental:
“Quando assumimos, começamos a dar intensidade ao projeto do inquérito policial digital. Ele já funciona em São José, Tubarão e Xaxerê. Vamos devagarinho implementando nas regiões. Com isso, tudo ficará digitalizado e armazenado em nuvens e bancos de dados”.

Apesar das perdas parciais, depoimentos gravados digitalmente foram preservados. Parte dos inquéritos físicos, porém, terá de ser reconstruída.
“Sempre há um prejuízo e uma necessidade de recomeço”, afirmou o delegado.

Confira entrevista completa

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS