Defesa Civil de Urussanga recebe três novas estações pluviométricas
Os equipamentos permitem acompanhamento mais preciso e em tempo real da precipitação no município.
A Defesa Civil de Urussanga recebeu três novas estações pluviométricas fornecidas pelo Governo Federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os equipamentos vão ser instalados nos bairros Santana, Rio América e Estação e devem melhorar a precisão do acompanhamento do volume de chuva no município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Robson Miranda, os novos equipamentos representam um avanço no monitoramento climático e nos trabalhos de prevenção. “Com essas novas estações, teremos informações mais precisas e atualizadas, o que nos ajuda a agir de forma antecipada e garantir mais segurança à população. É um passo importante no fortalecimento da prevenção em Urussanga”, disse.
As novas unidades reforçam o sistema de monitoramento climático existente, e possibilitam a coleta de dados mais detalhados da precipitação em diferentes pontos da cidade. As estações registram índices como 20, 40 ou 50 milímetros de chuva e, combinadas às informações das estações meteorológicas instaladas, ajudam a prever o volume de água que pode chegar aos rios da região.