Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Bombeiros Militares atuam em mais de 50 municípios atingidos por evento climático

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realiza mais de 300 atendimentos em todo o estado

Por Ligado no Sul09/11/2025 09h00
Fotos/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando em todo o estado em decorrência dos fortes ventos e chuvas que atingiram Santa Catarina entre sexta-feira, 7, e sábado, 8.

Até as 19h deste sábado, foram contabilizados 308 atendimentos, realizados por 125 bombeiros militares e 94 bombeiros comunitários, em 53 municípios, com o emprego de 75 viaturas. As principais ocorrências envolveram destelhamentos, quedas de árvores, avaliação de riscos e entrega de lonas, especialmente nas regiões Oeste e Sul do estado.

Oeste catarinense

Na região Oeste, onde foi confirmada a passagem de três tornados, foram registradas, até o momento, 211 ocorrências, com destaque para os municípios de Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz e Xaxim.

Neste sábado, os trabalhos se concentraram na distribuição de lonas às famílias atingidas e na reestruturação dos municípios, com a limpeza de vias e retirada de árvores.

O CBMSC reforça a orientação para que as pessoas não subam em telhados para colocar lonas, devido ao alto risco de quedas e acidentes. “Neste momento, em que as pessoas estão protegendo suas casas, é importante estar atento para a ocorrência de acidentes, principalmente por queda de altura. Orientamos que a população evite subir em telhados e, sempre que possível, utilize alternativas seguras, como o uso de cordas longas, varas adequadas ou o arremesso de uma linha com pequeno peso nas pontas da lona, permitindo o posicionamento a partir do solo e a fixação com segurança”, destaca o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

Principais ocorrências registradas:

Xanxerê: 1 resgate em elevador, 6 cortes de árvores e 163 entregas de lona (cerca de 6.000 m²).

Abelardo Luz: 3 cortes de árvores e 14 entregas de lona (aprox. 400 m²).

Faxinal dos Guedes: desobstrução de cerca de 2 km da BR-282 — 3 veículos atingidos (sem vítimas) —, além de 1 corte de árvore e 2 entregas de lona (40 m²).

Xaxim: 2 entregas de lona (10 m²).

Ponte Serrada: apoio às ações em Faxinal dos Guedes.

Dionísio Cerqueira: cortes de árvores, desobstrução de vias e entrega de lonas (aprox. 1.500 m²).

Sul catarinense

No Sul do estado, o CBMSC também registrou diversas ocorrências relacionadas diretamente aos ventos e às chuvas. As equipes atuaram nos municípios de Criciúma, Sombrio, Turvo, Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Forquilhinha, com destaque para o resgate de uma pessoa com deficiência física ilhada dentro de um veículo e para o corte preventivo de árvores que ofereciam risco à população. Em algumas dessas ocorrências, houve o emprego de equipes da Força-Tarefa, garantindo uma resposta rápida e segura às demandas da região.

Na região de Tubarão foram registradas ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores, postes e placas, além de danos pontuais em redes elétricas e edificações em diversos municípios, como:

Tubarão: destelhamentos, quedas de árvores e placas em vários bairros.

Laguna: destelhamentos e queda de árvore.

Capivari de Baixo: destelhamentos e danos na rede elétrica.

Imbituba: alagamentos em vias públicas, quedas de árvores e postes, infiltrações em residências e rompimento de cabos de energia devido à queda de raio, afetando cerca de 2.900 unidades consumidoras.

Braço do Norte: queda de placa e corte de árvore em rodovia.

Jaguaruna: danos na rede elétrica e queda de árvore.

Pescaria Brava: deslizamento de terra, com evacuação preventiva de três pessoas.

Grande Florianópolis

Nos municípios de São José e Florianópolis, foram registradas cinco ocorrências neste sábado, envolvendo quedas de árvores sobre residências e vias públicas. As guarnições atuaram na remoção dos galhos e liberação dos locais afetados, restabelecendo a segurança das áreas atingidas.

Apesar da redução da força dos ventos, o CBMSC orienta que a população permaneça atenta aos riscos e siga as recomendações das equipes de emergência e da Defesa Civil. As equipes de Força-Tarefa seguem em sobreaviso para atendimento imediato, caso necessário.

Em caso de necessidade, ligue 193 para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS