ACIVA manifesta preocupação com encerramento das negociações envolvendo o Morro dos Cavalos
A Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (ACIVA) manifesta publicamente sua profunda preocupação diante do anúncio feito pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o encerramento da Comissão de Solução Consensual no Tribunal de Contas da União (TCU) referente ao contrato da concessionária Arteris Autopista Litoral Sul.
O fim das tratativas sem um desfecho favorável para a otimização do contrato coloca em xeque a execução de obras estruturantes vitais para Santa Catarina. Para o Sul do estado, o cenário é alarmante, uma vez que o trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, permanece como o principal gargalo logístico e de segurança da BR-101, afetando diretamente a economia e a mobilidade de toda a nossa região.
A ACIVA reitera que a solução para o Morro dos Cavalos não é apenas uma demanda técnica, mas uma necessidade humanitária e econômica urgente. A entidade, que é uma das que encampa a campanha “Morro dos Cavalos: Solução Já!”, entende que a paralisia nas decisões administrativas prolonga o sofrimento de motoristas e o prejuízo de empresas que dependem desse eixo para o escoamento de produção e o fomento ao turismo.
“Não podemos aceitar que a principal ligação entre o Sul de Santa Catarina e o restante do país continue refém de impasses burocráticos. O Morro dos Cavalos é o coração da nossa logística e qualquer interrupção ali isola o Extremo Sul,” afirma o presidente da Aciva, Jadiel Boza Della Vechia.
Diante deste novo cenário, a ACIVA informa que já iniciou uma rodada de contatos estratégicos com a Bancada Federal Catarinense em Brasília. O objetivo é mobilizar deputados e senadores para que a pauta seja retomada com prioridade máxima junto ao Governo Federal e aos órgãos de controle.
A associação não medirá esforços para cobrar que a solução definitiva — a execução das obras dos túneis — seja desvinculada das incertezas contratuais e tratada como uma emergência de infraestrutura nacional.
A ACIVA seguirá acompanhando os desdobramentos e convocará as demais entidades de classe do estado para uma união de esforços em prol do desenvolvimento e da segurança do povo catarinense.
