22ª edição da Casa Pronta apresenta inovações em construção civil, decoração e mobiliário em Criciúma
De 15 a 19 de outubro, a Casa Pronta acontece no Centro de Eventos José Jair Conti

Entre os dias 15 e 19 de outubro, o Centro de Eventos José Jair Conti, em Criciúma, recebe a 22ª edição da Feira Casa Pronta, que reunirá mais de 180 empresas expositoras dos principais setores de construção civil, mobiliário e decoração. O evento promete apresentar soluções, lançamentos e oportunidades para quem busca investir, inovar ou transformar ambientes residenciais e corporativos.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, a diretora da NossaCasa Feiras e Eventos, Jaqueline Backes, destacou que a feira deste ano terá três casas modelo totalmente montadas e mobiliadas, reproduzindo as obras como seriam entregues aos clientes. “Vamos mostrar diferentes formas construtivas: steel frame, concreto, madeira e tijolos convencionais. A ideia é que o visitante consiga visualizar exatamente como será a entrega da obra, com módulos construtivos que facilitam a execução e agilizam a construção”, explicou Jaqueline.
Ela acrescentou que a feira reflete a evolução do setor da construção civil ao longo de 22 anos. “O mercado mudou muito, principalmente por causa da falta de mão de obra. Hoje, a indústria vem oferecendo soluções que agilizam e tornam a obra mais eficiente, mantendo a qualidade do produto entregue. Por exemplo, algumas construtoras vão montar casas de concreto de 120 m² com módulos pré-fabricados que podem ser entregues no terreno em 30 dias.”
Além das casas modelo, a feira contará com palestras gratuitas sobre diversos temas, incluindo o novo Código de Obras de Criciúma, tendências de decoração, segurança no trânsito para crianças e bebês, e inovações do setor imobiliário. “Todas as palestras são abertas ao público dentro do evento. No sábado, por exemplo, teremos uma palestra voltada para os pais e cuidadores, abordando segurança infantil e uso adequado de equipamentos de transporte”, afirmou Jaqueline.
A feira também trará lançamentos em produtos, móveis, revestimentos e tecnologias para construção, com negociações diretas entre visitantes e expositores. “Tudo o que você precisa, desde o tijolo até a cobertura, está na Casa Pronta. Contamos ainda com o apoio de bancos, cooperativas e instituições financeiras , oferecendo condições especiais de financiamento imobiliário.”
Além do setor da construção civil, a feira aborda interiores, decoração e mobiliário, antecipando tendências de 2026. “Os expositores já estão trazendo cores, tecidos e modelos que estarão em alta no próximo ano. Também há forte presença de artesanato decorativo e itens de Natal, mostrando que a feira vai além da construção, oferecendo soluções completas para o lar”, comentou Jaqueline.
Horários de funcionamento
- 15 a 17 de outubro (quarta a sexta): 16h às 22h
- 18 de outubro (sábado): 14h às 22h
- 19 de outubro (domingo): 14h às 19h
Ingressos e acesso
- Entrada gratuita para quem apresentar convite oficial; menores de 12 anos não pagam.
- Ingresso inteiro: R$ 10,00.
- Meia-entrada (R$ 5,00) para aposentados, PCDs, estudantes com carteirinha e professores.
- Ingressos vendidos nas bilheterias do evento, com dois pontos de acesso nos estacionamentos do Centro de Eventos.
Jaqueline ainda destacou a preocupação com a experiência do visitante. “Criamos o Quintal Casa Pronta, um espaço de convivência e alimentação, para que as pessoas possam relaxar após a visita à feira. Toda a feira é pensada para que o público tenha uma experiência completa e prática, seja para profissionais do setor ou consumidores finais.”
Segundo a diretora, a feira é também um reflexo da evolução tecnológica da construção civil, com produtos que permitem aplicação ‘faça você mesmo’ e melhorias na qualidade das obras, incluindo acústica, conforto térmico e acabamento superior. “Nos últimos 22 anos, vimos a construção civil se transformar. Hoje, qualquer pessoa pode aplicar revestimentos ou pisos com facilidade, sem precisar de mão de obra especializada, e isso está refletido na Casa Pronta”, concluiu.
Confira entrevista completa