Eduardo Baptista é o novo técnico do Criciúma
Treinador chega com contrato até o fim de 2025 e estreia no domingo contra o Volta Redonda, no Heriberto Hülse

O Criciúma Esporte Clube confirmou na manhã desta quarta-feira (7) a contratação de Eduardo Baptista como novo técnico da equipe principal. O comandante chega para assumir o time a partir da 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e da terceira fase da Copa do Brasil, com contrato válido até o final da temporada 2025.
Ao lado de Baptista, também foram anunciados o auxiliar técnico Julio Cesar Schiavon e o analista de desempenho Lucas Brito Sousa, que integrarão a comissão técnica permanente do clube.
Eduardo Baptista realizou sua primeira atividade com o elenco carvoeiro já nesta quarta-feira, durante o treinamento de reapresentação. O trabalho teve foco técnico, com ênfase em passes, marcação e interceptações, além de exercícios em campo reduzido.
Mudanças na comissão técnica
Com a chegada do novo treinador, o clube também anunciou a saída do auxiliar técnico Rodrigo Leitão, que encerra sua segunda passagem pelo Criciúma. Ele estava na equipe desde setembro de 2024 e participou da campanha na Série A no último ano, do Campeonato Catarinense de 2025, da conquista da Recopa Estadual, além da atual caminhada na Série B e na Copa do Brasil.
“Agradecemos pelo profissionalismo e dedicação nesta segunda passagem pelo clube e desejamos sucesso nos próximos desafios”, diz a nota oficial do clube.
Eduardo Baptista
Eduardo Alexandre Baptista, de 53 anos, iniciou sua carreira como técnico no Sport Recife, em 2014, onde conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. Desde então, comandou equipes como Fluminense, Ponte Preta, Palmeiras, Athletico Paranaense, Coritiba, Vila Nova, CSA, Mirassol, Remo, Juventude e Atlético-GO.
Seu trabalho mais recente foi no Novorizontino, onde esteve entre novembro de 2022 e abril de 2025. No clube paulista, realizou 126 jogos, com um aproveitamento de 56% (61 vitórias e 32 empates). Sob seu comando, o Novorizontino teve a melhor defesa da Série B em 2023 e terminou em terceiro lugar no Paulistão de 2024, sendo um dos técnicos mais longevos do futebol brasileiro no período.