Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começa hoje
Candidatos ausentes por questões logísticas ou de saúde podem solicitar nova aplicação das provas

Candidatos que, por questões de logística ou problemas de saúde, não conseguiram realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) terão até sexta-feira, 17, para solicitar a reaplicação do exame. A medida abrange casos de doenças infectocontagiosas, bem como situações em que a distância entre a residência informada e o local de prova ultrapasse 30 quilômetros.
O Ministério da Educação esclarece que problemas logísticos que ensejam a reaplicação incluem comprometimento da infraestrutura, como desastres naturais; falta de energia elétrica no local, caso afete a visibilidade da prova; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante; e erros no procedimento de aplicação da prova, desde que causem prejuízo comprovado ao candidato.
Entre as doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação, estão a covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que, nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelo Inep.
No caso de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações com base nas intercorrências registradas. Para solicitar a reaplicação do exame, os candidatos devem acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade. Importante ressaltar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.