Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Orleans vai receber recursos extras do Fundeb após melhorar índices da educação

Município foi habilitado ao mecanismo do Novo Fundeb que destina recursos aos municípios que comprovam avanços na gestão educacional, na aprendizagem dos estudantes e na redução das desigualdades

Por Ligado no Sul09/01/2026 09h00
Foto/Divulgação PMO

O município de Orleans vai receber recursos do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultado), mecanismo que integra o Novo Fundeb e prevê a complementação financeira da União para redes públicas de ensino que apresentam melhoria na gestão educacional e nos resultados de aprendizagem. A habilitação do município reconhece o cumprimento de condicionalidades legais e a evolução em indicadores de equidade e qualidade da educação.

Orleans está entre os municípios catarinenses que atenderam aos critérios exigidos para acesso ao VAAR, entre eles a seleção de gestores escolares com base no mérito técnico, a participação dos estudantes nas avaliações nacionais, como o Saeb, e a adoção de ações voltadas à redução das desigualdades educacionais. O recurso funciona como um incentivo à boa gestão e ao aprimoramento contínuo das políticas educacionais.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Elisabete Menegasso Bagio, o repasse é resultado de um trabalho estruturado da rede. “O VAAR é uma política que reconhece o esforço das equipes em organizar a gestão, acompanhar indicadores e garantir a participação dos alunos nas avaliações. Esse recurso vai fortalecer ações pedagógicas já em andamento e contribuir para a melhoria da aprendizagem”, destacou.

O prefeito Fernando Cruzetta ressaltou que a habilitação de Orleans demonstra o compromisso da gestão com a educação. “Já no primeiro ano de governo, conseguimos cumprir os critérios técnicos estabelecidos pelo Novo Fundeb e melhorar os indicadores educacionais do município. Esse resultado vai permitir novos investimentos e reforçar políticas que buscam mais qualidade e equidade no ensino”, afirmou.

O VAAR é uma das modalidades de complementação da União ao Fundeb e difere dos repasses automáticos por estar vinculada a resultados. Para ter acesso aos recursos, os municípios precisam comprovar o cumprimento das condicionalidades no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e demonstrar evolução em indicadores como acesso, permanência e aprendizagem com equidade.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS