Mais de 100 estudantes concluem EJA e Aprendizagem Industrial em Orleans
Com um total de 106 alunos formados nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Aprendizagem Industrial, o SESI e o SENAI Criciúma concluíram mais um ano de parceria com o FCO Group (Plaszom/GDM/DMG).
A formatura foi realizada na noite desta terça-feira, 16 de dezembro, na Associação do Grupo FCO, em Orleans, e reuniu, além dos formandos e representantes do SESI, SENAI e da empresa, familiares e amigos, que se emocionaram com mais essa conquista.
Ao todo, 36 alunos se formaram no Ensino Fundamental e Médio pela modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, e outros 70 concluíram o curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo. Os números reforçam o trabalho desenvolvido pelo SESI na região, em parceria com as empresas, com foco na qualificação contínua dos trabalhadores. “Um dado que chama atenção é que apenas 30% dos trabalhadores da indústria na região Sul ainda não têm o Ensino Médio completo. É muito satisfatório saber que, a partir de agora, vocês não fazem mais parte dessa estatística”, destacou a coordenadora de Educação do SESI SENAI/SC, Gabrielli Borges Ugioni Felipe, em sua fala aos formandos.
Em cada relato dos formandos, em cada caminhada até a conquista do diploma, é possível perceber um misto de emoção e sensação de dever cumprido. São jovens que conciliam trabalho e estudos, encontrando na Aprendizagem Industrial uma oportunidade de ampliar conhecimentos, e também adultos que, com o apoio da empresa, retomaram os estudos e concluíram o Ensino Fundamental ou Médio. São muitas histórias de vida — de imigrantes, migrantes, mães e pais — que, por diferentes motivos, não puderam seguir estudando, mas que agarraram essa nova oportunidade.
Um exemplo é o da colaboradora Nida Rodrigues, oradora da turma da EJA. Ela relembra que decidiu voltar a estudar ao perceber a importância da educação em sua vida. Frequentava as aulas pela manhã e trabalhava à tarde, sempre com o sonho de concluir os estudos. “Hoje consegui terminar o Ensino Médio e sigo para a faculdade de Administração. Formei as minhas filhas e agora é a minha vez”, emocionou-se.
Com essa formatura, o Grupo FCO alcança a marca de 60% de seus colaboradores com Ensino Médio completo, resultado direto da parceria com o SESI, que a cada semestre possibilita que mais pessoas ingressem e concluam a EJA. Entre os Jovens Aprendizes que finalizaram o curso nesta semana, a empresa já confirmou a efetivação de 34%.
Para a assistente social do Grupo FCO, Simone Schambeck Andrade Milack, a parceria com a FIESC tem sido uma aliança sólida, que promove o desenvolvimento de pessoas e fortalece a empresa. “É uma parceria fantástica. Criamos um elo muito forte, trabalhamos juntos e caminhamos juntos. Hoje, o desenvolvimento de pessoas e a qualificação por meio da EJA fazem toda a diferença”, ressalta.
A atuação do SESI e do SENAI nas regionais Sul e Litoral Sul de Santa Catarina apresenta resultados expressivos em 2025, com impacto direto na educação, na formação profissional e na promoção da saúde dos trabalhadores da indústria. No período, mais de 6,3 mil alunos concluíram cursos nas diversas modalidades ofertadas pelas instituições, evidenciando a abrangência e a capilaridade do trabalho desenvolvido na região.
