Tarifa do gás natural em Santa Catarina terá redução média de 12% a partir de janeiro
Reajuste beneficia consumidores residenciais, comerciais, industriais e do setor veicular
A tarifa do gás natural em Santa Catarina terá redução média de 12% a partir de quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. O reajuste foi aprovado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado (Aresc) e vale para todo o primeiro semestre do ano, já que a atualização dos preços ocorre duas vezes ao ano, em janeiro e julho.
De acordo com a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), a medida amplia a competitividade do gás natural frente a outras fontes de energia e representa um alívio no orçamento de consumidores residenciais, comerciais e industriais. Desde 2023, a redução acumulada nas tarifas já chega a 38%.
O diretor-presidente da SCGÁS, Ottmar Müller, destacou o cenário positivo para o início de 2026. “Estamos encerrando este ano em um ambiente já positivo e, a partir de 1º de janeiro de 2026, teremos uma redução média de 12% nas tarifas do gás natural para os nossos consumidores, já aprovada pela Aresc”, afirmou.
A redução média foi alcançada a partir de percentuais diferenciados por segmento. Para as indústrias, a queda será de 11,8%; no segmento veicular, de 13,3%; no comércio, de 8,9%; e para consumidores residenciais, de 6,9%. Também foram definidas reduções de 13,5% para empresas geradoras de energia, 14,2% para frotistas e 14,2% para distribuidores de gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquefeito (GNL). Nos segmentos em que as tarifas são calculadas em cascata, os descontos variam conforme a faixa de consumo.
Segundo Müller, a redução tarifária é resultado de uma combinação de fatores internos e externos. “A queda é fruto principalmente da otimização do nosso portfólio de compras, da boa negociação com os fornecedores e da excelência operacional da companhia, favorecida também por um cenário internacional mais positivo, com redução nas cotações do dólar e do petróleo”, explicou.
A SCGÁS reforça que seguirá trabalhando para ampliar o acesso ao gás natural em Santa Catarina, com foco em competitividade, eficiência e segurança energética para todos os segmentos atendidos.