Unibave e Epagri discutem cooperação técnica com o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, está discutindo uma proposta de cooperação técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A sugestão prevê a integração entre o Museu, o Unibave e a Epagri em atividades de pesquisa, extensão, capacitação e preservação do patrimônio cultural e natural.
A expectativa, segundo a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, é de que, nos próximos meses, seja elaborado um termo formal de parceria para oficializar as ações conjuntas. Na semana passada, técnicos representantes da Epagri e da Associação do Jardim Botânico de Florianópolis estiveram conhecendo o funcionamento do Museu.
Para o extensionista rural da Epagri, Eusébio Pasini Tonetto, a visita foi um momento importante para aproximar as instituições e fortalecer ações voltadas à valorização do patrimônio cultural e ambiental. “O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é um espaço de grande relevância para a preservação da história e da cultura rural da região. A parceria com o Unibave e a Epagri pode contribuir para desenvolver projetos de extensão, educação ambiental e valorização do conhecimento tradicional”, ressaltou.
De acordo com o museólogo Idemar Ghizzo, o Museu e a Epagri já vêm desenvolvendo alguns trabalhos em parceria, e agora propõem a oficialização por meio de um termo de cooperação técnica. “Foi o primeiro contato para que esta cooperação se concretize”, destacou.
Estiveram no encontro, representando a Epagri, além do extensionista rural Eusébio, a gerente do Departamento de Comunicação e Marketing da Epagri, a engenheira agrônoma Adriana Tomazi Alves, acompanhados dos voluntários da Associação do Jardim Botânico de Florianópolis: Roger Delmar Flesch, Zenório Piana e Sergio Luiz Zampieri. Eles foram recebidos pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, acompanhado da diretora do Museu, Valdirene, e do museólogo Idemar.

