Projeto sobre música popular brasileira disponibiliza curso online gratuito em Santa Catarina
Curso online gratuito de 10 vídeo-aulas estará disponível a partir de 12 de janeiro em plataforma digital
A iniciativa apresenta um curso online composto por 10 vídeo-aulas que abordam a formação do repertório musical brasileiro a partir da contribuição de seus artistas negros. Estará disponível gratuitamente ao público de Santa Catarina a partir do dia 12 de janeiro. O curso, além de diversos conteúdos explicativos e textos de análise cultural poderão ser acessados numa nova plataforma cultural dedicada ao estudo da música popular brasileira, além da música de concerto e cultura em geral. Os conteúdos ficam reunidos no site clairtonrosado.com.br.
Desenvolvido pelo doutor em Música, pesquisador e crítico musical Clairton Rosado, o projeto propõe uma leitura acessível e fundamentada sobre os processos históricos e sociais que moldaram a tradição musical do país. “A ideia é ampliar o acesso a esse debate e evidenciar o papel central de artistas negros na construção dos principais gêneros da música brasileira”, destaca o pesquisador.
Intitulado “A formação da música popular brasileira através de seus artistas negros”, o curso é estruturado em 10 vídeo-aulas e propõe uma abordagem histórica e reflexiva sobre os processos coletivos e as transformações sociais que marcaram a tradição musical brasileira, com ênfase na ancestralidade afro-brasileira. Ao longo do conteúdo, são apresentados gêneros musicais como a modinha, o choro e o samba, além das trajetórias de artistas como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Tia Ciata, Donga, Ismael Silva, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Todas as aulas contam com intérpretes de Libras e ferramentas de acessibilidade digital.
O projeto é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), via Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024, com apoio da Melancia Produções Culturais.
Sobre o autor do projeto
Clairton Rosado é doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisador e crítico musical, com estudos voltados à análise histórica, estética e cultural da música popular brasileira.
Com trajetória no ensino e na gestão cultural, foi professor tutor da Universidade de Brasília (UnB)/ Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de atuar como parecerista de projetos culturais em âmbito nacional. Entre 2021 e 2023, exerceu o cargo de Diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (SC). É autor do livro Música, Breve História e teve atuação em rádio, além de trabalhos em curadoria musical e direção artística de projetos culturais.