Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Encontro Regional da Canção Italiana abre a programação da Cocalfest neste domingo

Tradição, música e memória dos imigrantes vão ecoar na Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade

Por Ligado no Sul20/09/2025 11h00
Foto/Divulgação

O primeiro acorde da 12ª CocalFest e da 1ª Festa do Colono e do Caminhoneiro será dado neste domingo (21), com o 18º Encontro Regional da Canção Italiana. A partir das 9h30, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade recebe oito corais da região, que vão interpretar clássicos da música italiana em um espetáculo que une fé, cultura e emoção.

Cada coral sobe ao palco e apresenta duas músicas de livre escolha, transformando a manhã de domingo em um verdadeiro mosaico musical da tradição italiana.

O evento é promovido pelo Círculo Italiano de Cocal do Sul em parceria com a Administração Municipal e promete reforçar a memória dos imigrantes que ajudaram a construir a identidade local.

“Esse encontro é muito mais do que música. É a memória viva dos nossos nonos e bisnonos, um trabalho de resgate que emociona e faz a gente cantar junto. É reencontro, confraternização e, claro, boa gastronomia italiana para completar a festa. Cocal do Sul se orgulha de manter essa tradição”, afirmou o presidente do Círculo Italiano, José Orlei Sartor.

Após as apresentações na igreja, os grupos seguem para o Salão Paroquial, onde será servido o tradicional almoço típico italiano, com ingresso a R$ 60, e novas apresentações musicais ao longo da tarde.

Para o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Juarez Fogaça, abrir a CocalFest com o Encontro Regional da Canção Italiana tem um simbolismo especial.

“A festa já começa oficialmente de 24 a 28, mas o que vai dar o start é o encontro dos corais. Nesse domingo vamos receber mais de oito grupos que vão cantar na Igreja Matriz, onde a acústica é perfeita, e depois participar do almoço típico. É um resgate maravilhoso da cultura italiana, que remete ao passado e emociona quem escuta. Estamos felizes em começar a festa trazendo justamente essa tradição que é tão nossa”, destacou.

Corais confirmados

Associação Bellunesi Nel Mondo, de Siderópolis
Coral dos Alunos da UNESC, de Criciúma
Coral do Rio Maina, de Criciúma
Coral Stelle Alpine, de Orleans
Coral Santa Bárbara, de Caputéra (Laguna)
Associação Coral de Pedras Grandes
Coral Vá Pensiero, de Morro da Fumaça
Coral Serenata D’Amore, de Cocal do Sul

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS