Lauro Müller será contemplado com novos kits pontes após articulação histórica com a Defesa Civil de SC
O prefeito Valdir Fontanella, acompanhado do vice-prefeito Acione Andrade Izidoro, esteve nesta quinta-feira (29) em Florianópolis, em visita à sede da Defesa Civil de Santa Catarina, para tratar de investimentos estratégicos voltados à substituição de pontes no interior de Lauro Müller.
A agenda contou ainda com a presença do coordenador regional da AMREC, Laércio Pedroso, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Rafael Bonoti, que acompanharam as tratativas técnicas e institucionais.
Durante a reunião, a comitiva discutiu oficialmente com o secretário de Estado da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a liberação de kits pontes para comunidades rurais do município. Nesta primeira etapa, foram definidas sete pontes que serão substituídas.
Entre as obras previstas, duas pontes terão 40 metros de comprimento, com vão duplo de 20 metros, incluindo cabeceiras e pilares centrais em concreto. As pontes já definidas estão localizadas nas comunidades de Rocinha de Cima (demanda encaminhada ainda no ano passado e que já conta com cabeceiras em construção), Vargem Grande, Km 107, duas pontes em Rio da Vaca, Rio Apertado e Morro Preto.
Segundo o prefeito Valdir Fontanella, o município vem se destacando pelo trabalho conjunto com a Defesa Civil e pelo alinhamento direto com o Governo do Estado. Ele ressaltou que essas demandas já vinham sendo tratadas também junto ao governador Jorginho Mello, e que agora foram oficialmente sacramentadas. “Lauro Müller é um município de encostas de serra, com muitos riachos e cerca de 50 pontes, em sua maioria de madeira e bastante antigas. Neste primeiro momento, estamos atendendo as estruturas mais urgentes e de maior porte”, destacou.
Ainda conforme o prefeito, o Governo do Estado se sensibilizou com a realidade do município e já autorizou a liberação de mais 14 pontes, que deverão ser mapeadas nos próximos 60 dias. Também ficou acordado que a Defesa Civil buscará viabilizar recursos para auxiliar na construção das cabeceiras, enquanto o município entrará com contrapartida financeira.
Para o próximo ano, outras 20 pontes deverão ser elencadas e estudadas para substituição gradual, podendo receber esses kits com capacidade de até 45 toneladas. A medida vai ajudar a garantir mais segurança no tráfego, melhorar a mobilidade das comunidades do interior e facilitar o escoamento da produção agrícola, especialmente dos setores de aves e suínos.
A partir de agora, a coordenação regional e a coordenação municipal irão coordenar a preparação de toda a documentação necessária para a execução das obras.