Urussanga orienta prestadores de serviços com dificuldades de gerar Nota Fiscal
A reforma tributária provocou mudanças no Sistema Nacional de Emissão de Notas. Com as novas regras da reforma tributária em vigor pelo país, algumas empresas e microempreendedores relatam dificuldades para emitir notas fiscais de serviços (NFS-e) no início de 2026. Em Urussanga, há momentos em que o telefone da Prefeitura fica congestionado com os prestadores de serviços informando que não conseguem gerar notas. O responsável pelo Setor de Tributos, Rangel De Lorenzi, dá dicas e orienta como corrigir os erros mais comuns.
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica do município de Urussanga é feita por meio do Fly e-Nota, com link no site da Prefeitura, na opção Emissão de DPS. Após o envio da nota, caso o status retorne como “rejeitada”, é devido algum erro no cadastro do Tomador de Serviço ou Prestador de Serviço. “O problema mais habitual é o uso de caracteres especiais em algum dos campos obrigatórios do cadastro. Então é prudente que se avalie os cadastros de cada um dos seus tomadores de serviço”, disse Lorenzi.
Outro problema pode surgir quando o contribuinte utiliza um software de empresa terceirizada para fazer a comunicação com o Fly e-Nota. “Por conta das mudanças no sistema do município para se conectar com o Emissor Nacional da Receita Federal, a empresa que desenvolveu esse software terceirizado também precisa atualizar para continuar compatível ao Fly e-Nota, que em Urussanga é desenvolvido pela Betha Sistemas”, pontua Lorenzi.
Em caso de dúvidas, o Setor de Tributos da Prefeitura de Urussanga está disponível para esclarecimentos pelo WhatsApp (48) 99935-6592. Um material explicativo da Betha Sistemas foi compartilhado para auxiliar no processo de transição.
O conteúdo pode ser acessado aqui.