Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina celebra a primeira safra de vinhos com Denominação de Origem durante a Vindima Goethe

Vales da Uva Goethe, no Sul do Estado, abriram oficialmente nesta quinta-feira (08) a XVIII Vindima Goethe com a realização da colheita simbólica

Por Ligado no Sul10/01/2026 11h00
Fotos: Fabiano Limas

Santa Catarina vive um momento histórico com a realização da XVIII Vindima Goethe, nos Vales da Uva Goethe, no Sul do estado. A programação celebra a colheita da uva Goethe, variedade rara e profundamente ligada à imigração italiana, e marca a primeira safra de vinhos com Denominação de Origem (DO) no estado, um reconhecimento inédito para a vitivinicultura catarinense.

Realizada entre os dias 8 e 26 de janeiro, a Vindima Goethe reúne uma programação voltada à valorização da cultura, das tradições e da produção vitivinícola local. “A Denominação de Origem reconhece décadas de dedicação dos produtores e consolida a uva Goethe como um patrimônio vitivinícola brasileiro. A Vindima é uma celebração coletiva, que envolve comunidade, produtores e vinicultores, e agora ganha ainda mais significado com essa conquista histórica”, afirma Patrícia Mazon, presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe).

A edição de 2026 entra para a história ao marcar a primeira safra de vinhos Goethe com a Denominação de Origem Vales da Uva Goethe, selo que atesta procedência, tipicidade e qualidade, sendo a primeira DO de vinhos em Santa Catarina.

O governador Jorginho Mello foi homenageado pela organização do evento. Na ocasião, o Governo do Estado anunciou apoio à Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), que completa 20 anos de atuação, com a destinação de R$ 50 mil, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

“Somos um estado rico em diversidade cultural, de festas e tradições em todas as regiões. Aqui no Sul, a colheita da uva e a produção de vinhos de excelência chamam visitantes para conhecer e provar do nosso vinho. Hoje, na Vindima, a gente consegue ver o quanto essa atividade é importante para movimentar a economia das nossas cidades. Eu sou um apoiador desses produtores e fiz questão de estar aqui”, destacou o governador Jorginho Mello.

A prefeita de Urussanga, Stella Talamini, ressaltou o significado da Vindima para o município e para a região. “A Vindima é a celebração da colheita, do trabalho dos nossos produtores e da história construída por muitas mãos ao longo das gerações. Os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e no turismo certamente vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Sul catarinense, fortalecendo nossa economia e valorizando o território”, afirmou.

Enoturismo, gastronomia e cultura italiana

Mais do que uma festa da colheita, a Vindima Goethe é uma imersão cultural que conecta vinho, território, história, gastronomia e turismo de experiência. A programação da Vindima Goethe valoriza o enoturismo de experiência, com atividades que vão além das degustações. Os visitantes podem participar de colheita e pisa das uvas, jantares harmonizados, noites temáticas, sunsets entre vinhedos, exposições culturais, celebrações religiosas e eventos gastronômicos que resgatam receitas e costumes da imigração italiana.

A edição de 2026 ganha relevância nacional ao apresentar ao público os primeiros rótulos elaborados com a Denominação de Origem Vales da Uva Goethe, selo que certifica procedência, tipicidade e vínculo direto entre o vinho e o território onde é produzido.

Sete vinícolas participam da edição de 2026, distribuídas em quatro municípios do Sul catarinense: Urussanga, Orleans, Nova Veneza e Içara. Integram a programação as vinícolas Damian, Vigna Mazon, Trevisol e De Nonni (Urussanga), Bianco (Orleans), Borgo (Nova Veneza) e Quarezemin (Içara).

A agenda cultural reforça o caráter simbólico da Vindima, com destaque para a Missa para abençoar as mãos que colhem a Vindima do Parque, aberta ao público, e eventos comunitários que celebram o ciclo da colheita e a herança italiana preservada na região.

Um vinho brasileiro único no mundo

Os Vales da Uva Goethe formam um território singular no cenário vitivinícola brasileiro. A região é a única no mundo a produzir vinhos elaborados com a uva Goethe sob Indicação Geográfica e, desde 2025, ostenta a primeira Denominação de Origem de vinhos de Santa Catarina.

Com forte influência da colonização vêneto-italiana, especialmente a partir do final do século XIX, o território reúne paisagens rurais, pequenas propriedades familiares e um modo de produção que alia tradição, inovação e identidade cultural.

A XVIII Vindima Goethe consolida Santa Catarina como um destino emergente do enoturismo nacional e apresenta ao Brasil um vinho autêntico, de origem certificada e profundamente ligado ao seu lugar de nascimento.

A XVIII Vindima Goethe conta com o patrocínio da SETUR, Prefeitura de Urussanga, BRDE, Prefeituras de Nova Veneza e Orleans. Apoio Prefeitura de Içara, SEBRAE/SUL e Epagri, e parceria da UNESC e Eflul.

A programação completa está disponível em www.vindimagoethe.com.br.

1
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS