Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Prefeitura de Criciúma conquista selo Diamante em transparência pública

Município foi o único catarinense acima de 100 mil habitantes a obter o nível máximo em 2024 e 2025

Por Ligado no Sul05/12/2025 11h00
Foto: Divulgação Decom

A Prefeitura de Criciúma conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo Diamante, o nível máximo em transparência pública. O resultado consta no Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP), formado por avaliações feitas pelos Tribunais de Contas em todo o país. Entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi a única que obteve o selo duas vezes consecutivas, em 2024 e 2025

O prefeito Vagner Espindola celebrou a marca obtida. “É resultado de uma gestão técnica, que coloca a transparência e o respeito ao dinheiro público em primeiro lugar. Para este ano, o Radar Nacional da Transparência Pública tornou as avaliações mais rigorosas, e Criciúma confirmou a excelência mesmo nesse contexto”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan, Criciúma obteve um índice de transparência de 95,23%, enquanto a média nacional foi de 66,6%. “O selo Diamante concedido a Criciúma é resultado de um trabalho permanente de aprimoramento das práticas de transparência, da ampliação do acesso à informação e do fortalecimento da cultura de controle social, pilares centrais para uma administração pública moderna e democrática”, avaliou o secretário.

Saiba mais sobre o PNTP

As avaliações de 2025 começaram em abril e se desenvolveram ao longo do ano, com avaliações promovidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Em Santa Catarina, o processo foi conduzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e se encerrou nessa quinta-feira (4), com a publicação dos resultados nacionais.

Nesta edição, foram analisados 10.072 portais de transparência de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de consórcios públicos, estatais dependentes e independentes, defensorias públicas, ministérios públicos e tribunais de contas.

Critérios verificados

A avaliação do Programa Nacional da Transparência Pública considera um conjunto de dimensões que medem a qualidade, a atualidade e a acessibilidade das informações disponibilizadas nos portais públicos. Entre os aspectos verificados estão acessibilidade, contratos, despesas, licitações, planejamento e prestação de contas, saúde, educação, obras, recursos humanos, convênios e transferências, entre outros.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS