Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Urussanga inicia o Censo Animal para saber a quantidade de cães e gatos na cidade

Levantamento vai permitir planejar ações de castração, adoção e demais campanhas do Bem-estar Animal.

Por Ligado no Sul14/11/2025 11h30
Foto/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Urussanga

O município de Urussanga iniciou a realização do Censo Animal para saber a quantidade de cães e gatos na cidade. A iniciativa do Governo Municipal, por meio da Diretoria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Saúde, visa planejar ações de castração, adoção e demais campanhas do Bem-estar Animal. O levantamento está sendo feito em todos os bairros com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que aplicam um questionário simples durante as visitas domiciliares de rotina.

As perguntas envolvem informações sobre os animais de estimação das famílias, a exemplo de qual raça, quantidade, se estão vacinados e castrados, e também inclui dados dos moradores sobre a renda e benefícios sociais. Esses dados também vão ajudar a identificar os locais em que há situação de vulnerabilidade para que os cães e gatos possam ser contemplados com castração gratuita.

O diretor de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Osmanny Francisco, destaca a relevância da iniciativa. “Com esse levantamento, vamos poder identificar as reais necessidades de cada bairro e direcionar de forma mais eficiente as ações de atendimento aos animais”, comenta. “A parceria com a Saúde é essencial para que as informações alcancem todas as famílias, e seja possível ter um diagnóstico mais preciso da situação animal em Urussanga”, acrescenta a médica veterinária Fernanda Camacho.

A secretária de Saúde, Camila Martins, reforça a importância da colaboração da comunidade. “Pedimos que os moradores recebam bem os agentes e respondam com atenção. O preenchimento leva poucos minutos, mas as informações coletadas são fundamentais para embasar ações futuras de prevenção e promoção da saúde, tanto humana quanto animal”, pontua. Ao receber a visita dos agentes de saúde, os moradores também podem compartilhar informações sobre os animais comunitários do bairro.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS