Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Prazo para contestar descontos irregulares no INSS termina dia 14

Por Ligado no Sul07/11/2025 12h00
Foto/Reprodução

Aposentados e pensionistas que identificaram descontos não autorizados em seus benefícios do INSS têm até o dia 14 de novembro, próxima sexta-feira,  para registrar contestação. O procedimento faz parte do acordo firmado entre o governo federal e entidades associativas após denúncias de cobranças indevidas.

A contestação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, pela central 135 ou presencialmente em unidades dos Correios que oferecem atendimento assistido.

Segundo o Ministério da Previdência Social, para verificar os lançamentos, o segurado deve acessar no Meu INSS a opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Caso encontre valores não reconhecidos, basta selecionar a opção “Não autorizei o desconto”. Após o registro, a entidade terá até 15 dias úteis para responder. Se não houver retorno, o sistema abrirá automaticamente a possibilidade de adesão ao acordo para devolução dos valores.

Os reembolsos serão corrigidos pela inflação e depositados na mesma conta onde o beneficiário recebe o pagamento mensal.

Até agora, mais de 5,9 milhões de contestações já foram registradas, com R$ 2,4 bilhões devolvidos a cerca de 3,6 milhões de beneficiários, conforme dados oficiais.

*Com informações Agência Brasil

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS