Automedicação para emagrecer oferece riscos graves à saúde, alerta médica
Especialista ressalta que perda de peso segura depende de acompanhamento médico e equipe multidisciplinar
A busca por um emagrecimento acelerado leva muitas pessoas a recorrer a soluções, muitas vezes sem considerar os riscos. Dietas milagrosas, fórmulas vistas em redes sociais e medicamentos adquiridos sem prescrição são estratégias comuns que podem ocasionar graves consequências para a saúde. A pressão estética e o desejo de resultados imediatos fazem com que indivíduos ignorem os alertas médicos e sigam caminhos perigosos.
A médica Brenda Mendonça alerta que cada organismo é único e que a automedicação, além de ineficaz em muitos casos, pode provocar consequências sérias
pelo fato de o paciente não saber se tem alguma contraindicação, não saber a dose e não saber se um fármaco possui interação medicamentoso com algum outro de uso prévio, por exemplo. Podendo ocasionar efeitos gastrointestinais, arritmias, insônia, ansiedade, alterações no fígado e até risco cardiovascular a depender do caso.
Segundo a profissional, embora existam fármacos comprovadamente eficazes, como tirzepatida e semaglutida, eles só devem ser utilizados com prescrição médica. “Esses medicamentos são indicados para casos de obesidade, sobrepeso com doenças metabólicas ou quando mudanças no estilo de vida não são suficientes. Cada prescrição deve ser individualizada, considerando dose, contraindicações, duração do uso e possíveis efeitos colaterais.”, frisa.
Preocupações
O uso de fórmulas sem respaldo científico ou substâncias divulgadas na internet, muitas vezes do mercado paralelo, como por exemplo de substâncias que ainda estão em fase de estudo também preocupa. “Esses produtos podem causar desde palpitações, náuseas, diarreia, desnutrição, problemas renais e hepáticos ou infertilidade. Além disso, muitas fórmulas misturam substâncias que não deveriam ser combinadas, aumentando o risco de efeitos adversos graves à saúde”, alerta Brenda.
Para quem deseja iniciar um processo seguro de emagrecimento, a recomendação é fazer uma avaliação médica detalhada, exames e acompanhamento. “A partir disso, fazemos ajustes metabólicos, suplementação, correções de hábitos de vida e prescrição de terapias individualizadas. O emagrecimento precisa ser visto como saúde, não apenas estética”, reforça.
Acompanhamento multidisciplinar
A médica defende ainda a importância do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para resultados duradouros. “A partir do tratamento medicamentoso, dos ajustes metabólicos e hormonais, toda a equipe também atuará, o nutricionista consegue ajustar a alimentação, o psicólogo auxilia com terapia no controle da compulsão e da ansiedade, e o educador físico trabalha para preservar a massa muscular e melhorar o metabolismo . Assim, todos atuam de forma integrada, garantindo resultados consistentes e sustentáveis”, afirma.
“Hoje sabemos que é possível sim perder peso de forma expressiva em pouco tempo, desde que com acompanhamento, o que motiva o paciente. Mas a vitória do emagrecimento não está apenas em perder, e sim em manter o peso conquistado”, acrescenta.