Em fase de teste, Governo de Morro da Fumaça implanta sistema de segurança com reconhecimento facial na Escola Vicente Guollo
Tecnologia inédita em escolas municipais na região reforça o compromisso da atual administração com a segurança e o bem-estar da comunidade escolar

A Escola Vicente Guollo, em Morro da Fumaça, está sendo a primeira unidade da rede municipal de ensino a testar um sistema inovador de segurança escolar implantado pelo Governo Municipal. A iniciativa, inédita em escolas municipais na região, tem como objetivo reforçar o cuidado e a proteção de alunos, professores e servidores, com o uso de tecnologia de ponta.
O projeto, que está em fase de testes, conta com reconhecimento facial, permitindo identificar todas as pessoas cadastradas ao entrarem na escola. Caso alguém não autorizado tente acessar o local, um alerta é emitido imediatamente. Além disso, as câmeras instaladas possuem sensores de calor, capazes de detectar movimentações suspeitas e até monitorar o comportamento dos alunos, contribuindo para um ambiente mais seguro.
“A educação é uma prioridade para nós, e garantir um ambiente seguro é fundamental para o aprendizado e para a tranquilidade das famílias. Embora ainda estejamos testando a tecnologia, ela representa um avanço significativo para a cidade”, ressalta o prefeito Eduardo Sartor Guollo.
A expectativa da municipalidade é de que, se aprovada a nova ferramenta, a tecnologia será ampliada gradativamente para outras unidades de ensino do município. “A Escola Vicente Guollo está servindo como modelo para os testes iniciais. Se os resultados forem positivos, o sistema será estendido às demais escolas, modernizando a rede municipal e fortalecendo a proteção dos nossos alunos e profissionais da educação”, afirma o vice-prefeito, Davi Pellegrin.
Outro diferencial do sistema é o controle de presença online, que poderá ser acompanhado tanto pela equipe da escola quanto pelos pais e responsáveis, ampliando a transparência e a comunicação entre família e escola. A tecnologia inclui ainda o crachá do pânico, um dispositivo de segurança que poderá ser acionado em situações de emergência, emitindo alertas instantâneos à central de monitoramento.
Obras da nova sede da Escola Vicente Guollo estão na reta final
A escolha pela Escola Vicente Guollo para testar a nova tecnologia se deve à grande transformação que a unidade de ensino vem passando nos últimos três anos, desde o início da construção da nova sede da instituição. Com um investimento superior a R$ 10 milhões, a unidade de ensino, localizada no bairro Naspolini, vem recebendo diversas melhorias estruturais. Em fevereiro de 2024, a antiga sede foi demolida e um complexo educacional vem sendo erguido no local. A primeira fase da obra, construída ao lado do antigo imóvel, foi inaugurada no início deste ano, proporcionando mais conforto e qualidade para, aproximadamente, 450 alunos que frequentam a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.
Com a inauguração do restante da estrutura prevista ainda para este ano, a nova escola terá uma área total de 2.500 m² e contará com quatro pavimentos. O novo complexo terá 13 salas de aula, biblioteca, sala de especialistas, laboratórios, banheiros, área recreativa coberta, além de um parque infantil que será aberto à comunidade.