Urussanga conquista título de cidade turística: entrevista com a secretária de cultura e turismo, Vanessa Lopes

Urussanga recebeu a confirmação de sua inserção no Mapa do Turismo Brasileiro com o título de cidade turística, concedido pelo Ministério do Turismo. O município já integrava o mapa há três anos, mas figurava apenas como localidade de “oferta complementar”. Agora, passa a ocupar posição de destaque nas políticas públicas da área.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Lopes, destacou o avanço que essa conquista representa.
“Na verdade, Urussanga já estava inserida no mapa, mas agora conquistamos o título de cidade turística. Antes aparecíamos como uma cidade com oferta complementar e agora chegamos na ponta da lança das políticas públicas promovidas pelo Ministério do Turismo. Isso nos coloca em um patamar mais elevado e nos permite acessar recursos federais, consolidando nosso trabalho”, afirmou.
Desenvolvimento sustentável e planejamento
Segundo Vanessa, a participação no Mapa do Turismo é uma ferramenta importante para garantir a implementação de políticas públicas e projetos de longo prazo.
“O fato de estarmos agora como município turístico é a consolidação de um trabalho. É uma ferramenta a mais para promover políticas públicas e o desenvolvimento sustentável da região. Isso nos possibilita planejamentos mais consistentes, de médio e longo prazo”, explicou.
A secretária ressaltou que a conquista é resultado da atuação conjunta da IGR Encantos do Sul, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Diretoria de Turismo. Ela ainda destacou parcerias regionais, como a plataforma IntegraTur, desenvolvida com a Unesc e a AMREC, que será implementada em outubro, e lembrou da recente conquista da Denominação de Origem dos Vales da Uva Goethe, a primeira de Santa Catarina para vinhos e espumantes.
“Já éramos uma Indicação Geográfica desde 2012. Agora, com a Denominação de Origem, passamos a ocupar um lugar de destaque também no setor vitivinícola, o que valoriza ainda mais nossa produção e atratividade turística”, disse.
Regionalização do turismo
Vanessa reforçou a importância de trabalhar de forma regionalizada, em cooperação com outros municípios.
“Nosso objetivo é nos transformarmos em um território turístico. Quando trabalhamos juntos, conseguimos fortalecer toda a região, com mais infraestrutura, sinalização e rodovias, beneficiando todos os municípios. Em termos de política pública, quando falamos de turismo, falamos de empreendedorismo. O que nos interessa são os CNPJs, os empreendimentos sustentáveis que vão gerar emprego, renda e desenvolvimento”, pontuou.
A secretária ainda citou a visão da prefeita Stela Maris Talamini (MDB), que reforça a necessidade de oferecer roteiros integrados aos visitantes.
“Ninguém vem de São Paulo para Urussanga apenas para tomar uma taça de vinho, por melhor que ela seja. Precisamos de um roteiro sólido: passar em Nova Veneza, vir a Urussanga, subir a Serra, visitar Orleans e Lauro Müller. Dessa forma, conseguimos prender o turista por uma semana. E turista bom é aquele que dorme na nossa cidade. É para isso que temos que trabalhar”, concluiu.
Confira entrevista completa