07/05/2021  às 10hs58 - Atualizado em 07/05/2021  às 11hs59

Notícias de Grão-Pará, com Enio João Zanelatto Bagio


Foto: Enio João Zanelatto Bagio

Foto: Enio João Zanelatto Bagio


R$ 300 mil para educação


No último dia 30 de abril esteve cumprindo agenda na região o deputado estadual, José Amilton Scheffer (PP) e para o município de Grão-Pará veio a boa notícia, que comtemplou a área da educação com uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. Na oportunidade ainda o deputado recebeu das mãos da secretária da educação, Sabrina Miguel Ascari, um ofício direcionado a secretaria estadual de educação, tendo como finalidade a captação de recursos para a construção de um a nova escola de educação básica, no munícipio. “Agradecemos ao deputado Zé Milton pelos recursos disponibilizados e reforçamos pedidos de mais algumas demandas que necessitamos para o progresso de Grão-Pará”, salientou o prefeito municipal, Hélio Alberton Júnior. Ainda se fez presente na ocasião o presidente da Cooperativa de Eletricidade de Grão-Pará (CERGAPA) Evaldo de Oliveira, que reforçou o pedido de auxílio junto a Celesc, pleiteando uma linha de transmissão para a construção da tão sonhada subestação. O evento ocorreu no gabinete do chefe do executivo e contou com a presença de lideranças políticas, vereadores, secretários municipais e o prefeito Hélio Alberton Júnior.




 


Vacinação


Esta semana reiniciou a vacinação contra a Covid-19 nos idosos do município de Grão-Pará. Nesta terça-feira, dia 5, receberam a primeira dose da vacina os idosos acima de 60 anos, e segundo a responsável pela vacinação no município, Denísia Demay, foram aplicadas 165 doses, faltando aproximadamente mais 115 para encerrar esta faixa etária. Ainda teremos nesta semana a retomada da aplicação da segunda dose. A cidade já imunizou até, dia 05, 1.169 pessoas com a primeira dose e 438 com a segunda, com isso aproximadamente 18% da população grão-paraense já foi imunizada.



 


Convivência e fortalecimento de vínculos


Na última quarta-feira, dia 5, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) recebeu um treinamento para aprimorar ainda mais as orientadoras sociais e as agentes de serviço gerais que irão trabalhar com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade. Quem esteve à frente dos trabalhos no treinamento foi à psicóloga Marzoe Trindade que faz parte da equipe do CRAS, trazendo reflexões quanto ao trabalho em equipe, relações interpessoais, a necessária mudança de visão, posturas e quebras de paradigmas. Segundo Marzoe, para o bom desenvolvimento das ações socioeducativas no SCFV, terá que ocorrer a constante transformação social de cada integrante na sua melhor versão enquanto ser humano.



 


Aplausos e Vaias


Aplausos da semana vão para as nossas queridas mamães que comemoram seu merecido dia neste domingo dia 09 de maio. Aliás, dia das mães é todo dia, e deveriam ser sempre lembradas, pois além de gerar novas vidas no ventre materno, ainda educam seus filhos. E aplaudindo minha mãe dona Clair e minha esposa Maria Aparecida, estendo os parabéns, a todas as mães!




Vaias da semana vão para a violência que estamos vivenciando nos últimos dias. Muito já se falou nos meios de comunicação sobre a chacina do município de Saudades. É muito triste e comovente, porém precisamos tirar lições destes fatos repugnantes. Quem sabe criando grupos de autoajuda com médicos e psicólogos para as nossas crianças e jovens com algum tipo de transtorno. Com isso diminuiria a violência física, bem como, o número de suicídios que é alto em nossa região.


Frase da semana: “Mãe palavra santa, de valor incalculável”.  Enio Bagio


Atenciosamente                                                


ENIO BAGIO



 


07/05/2021  às 10hs58
...