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Ligado no Sul
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Turismo em Laguna será um dos destaques em evento na Itália

Por Ligado no Sul21/03/2025 10h30
Foto/Divulgação

A Secretária de Turismo de Laguna, Bárbara Andreadis, representará o prefeito Peterson Crippa na “Semana de Trocas Culturais em Rieti”, na Itália. O evento, promovido pelo Comitê de Geminações de Rieti, acontecerá entre os dias 23 a 27 de março de 2025 e reunirá autoridades e representantes institucionais de diversas cidades-irmãs.

A Secretaria de Turismo pretende divulgar o Circuito Histórico de Anita, que inclui pontos importantes de sua trajetória, além das belezas naturais de Laguna, como as praias, o Farol de Santa Marta e o fenômeno dos botos pescadores. A expectativa é que a visibilidade gerada pelo evento incentive os italianos a visitarem a cidade e aprofundarem sua conexão com a história de Anita Garibaldi.

“A presença de Laguna em eventos como este contribui para a imagem da cidade no cenário internacional, podendo atrair investimentos para a cidade. São estratégias para projeção de Laguna, fora do país, além de fortalecer laços com cidades irmãs e resultar em parcerias culturais. Tudo isso, pode contribuir para buscar investimentos na infraestrutura turística, além de trazer um turista qualificado em busca de um turismo cultural e sustentável”, destacou a Secretária de Turismo.

Laguna e Rieti: um laço histórico e turístico

A relação entre Laguna e Rieti foi oficializada em 09 de setembro de 2022, por meio de um convênio de gemellagio (termo italiano para cidades-irmãs), intermediado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi – CulturAnita e a Associazione Reatina Domenico Petrini, com base na Lei Municipal nº 063/2022.

Essa parceria reconhece a forte ligação histórica entre as duas cidades, já que Anita Garibaldi viveu em Rieti e deixou um legado que ainda ecoa nos dias atuais. Além de reforçar os laços culturais e educacionais, o convênio também busca impulsionar o turismo entre as cidades, promovendo Laguna como um destino para os italianos conhecerem mais sobre a trajetória de Anita Garibaldi, heroína dos dois mundos.

A presença da Secretária de Turismo de Laguna no evento será uma oportunidade para fortalecer o intercâmbio turístico, apresentando a cidade como um destino histórico e cultural para visitantes italianos e europeus interessados na história de Anita.

Intercâmbio educacional e cultural para jovens

Na área da educação, foi estabelecido um Intercâmbio Educacional e Cultural para Jovens, que prevê a ida de estudantes lagunenses, com idades entre 14 e 18 anos, para estudarem nas escolas de Rieti no período de 17 a 31 de março de 2025. Como contrapartida, de 15 a 30 de novembro de 2025, um grupo de jovens de Rieti virá a Laguna para vivenciar a cultura e a educação local.

Durante a Semana de Trocas Culturais, cinco jovens de Laguna estarão presentes, juntamente com dois representantes de Ito (Japão) e dois de Nordhorn (Alemanha), fortalecendo o intercâmbio entre as cidades participantes.

Cerimônia do Sakê e presença do Embaixador Japonês

Um dos destaques da programação será a “Cerimônia do Sakê”, que ocorrerá no dia 27 de março, contando com a presença do Embaixador do Japão na Itália. Esse evento simboliza a amizade e a colaboração entre as nações, reforçando a importância do diálogo intercultural e da cooperação internacional.

A participação de Laguna neste encontro reafirma o compromisso do município com iniciativas de integração global, valorização cultural e fortalecimento das relações diplomáticas, consolidando sua presença no cenário internacional e ampliando as oportunidades para o desenvolvimento do turismo na cidade.

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TTCE-SC alerta prefeituras sobre nomeação de diretores escolares e riscos de perda de R$ 94 bilhões do Fundeb

Por Ligado no Sul21/03/2025 10h00
Foto/Ilustrativa

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) enviou um ofício às 295 prefeituras catarinenses e ao governo do Estado alertando sobre a necessidade de seguir critérios técnicos nas nomeações de diretores de escolas públicas, conforme a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O descumprimento pode resultar na perda de recursos suplementares do fundo.

Jean Diego Klauck, auditor fiscal de controle externo do TCE-SC, esclarece que os estados e municípios devem estabelecer leis próprias com base no Plano Nacional de Educação para regulamentar a escolha dos gestores escolares. “A escolha final é competência de cada prefeito e do governador do Estado, mas a eleição direta desses gestores é inconstitucional. O objetivo é garantir que a comunidade escolar seja ouvida e que a escolha do profissional seja pautada por critérios técnicos de formação e experiência”, explica.

Além da legalidade, Klauck destaca que o cumprimento das normas é fundamental para uma gestão mais eficiente, refletindo na qualidade do ensino. Ele alerta que nomeações irregulares podem impactar o repasse de recursos do Fundeb, no Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), cuja estimativa para 2025 é de R$ 94 bilhões, a serem distribuídos entre 144 municípios catarinenses.

O auditor reforça que o TCE-SC enviou o ofício para garantir que as administrações municipais cumpram as exigências e tenham acesso à complementação dos recursos. “Os municípios precisam cumprir requisitos previstos na lei do Fundeb, como a regulamentação da gestão democrática. Aqueles que não normatizarem a gestão poderão perder os repasses. Por isso, o tribunal se antecipou e enviou este documento orientativo, com diretrizes para os gestores realizarem a regulamentação necessária”, explica Klauck.

O cumprimento dessas condições junto ao Ministério da Educação é obrigatório e deve ocorrer anualmente no segundo semestre, determinando a distribuição dos recursos para o ano seguinte.

*Com informações Acaert

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Fernando Cruzetta: Atrasos nas pontes, tapa-buracos e novos recursos para Orleans

Por Ligado no Sul21/03/2025 09h30
Foto/Redação

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta sexta-feira, 21, o prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, abordou o problema enfrentado pelo município em relação às pontes em construção no interior. O atraso nas obras, que teve início na gestão anterior, foi resultado de inconsistências nas prestações de contas das pontes construídas no governo do ex-prefeito Jorge Koch (MDB), o que levou a Defesa Civil Estadual a suspender o pagamento das verbas.

“Na gestão anterior, houve essa falha nas prestações de contas, o que acabou resultando no atraso dos repasses. É algo que acabou sobrecarregando a nossa gestão, mas estamos trabalhando para resolver”, explicou Cruzetta. “Hoje a gente já tem as inconsistências identificadas, e estamos resolvendo isso. A situação está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Estado”, afirmou.

O prefeito comentou que, apesar de as falhas terem ocorrido no governo passado, a responsabilidade de corrigir o problema e dar continuidade às obras recaiu sobre sua administração. “Com as falhas nas contas e a suspensão dos repasses, o nosso trabalho é regularizar tudo. Embora não tenha sido um problema gerado pela nossa gestão, estamos buscando resolver para não prejudicar o andamento da obra e a população.”

Em relação aos trâmites legais e aos próximos passos, Cruzetta afirmou que a equipe do município está em contato constante com a Defesa Civil e a Casa Civil. “Desde o início do nosso governo, sempre que íamos a Florianópolis, passávamos pela Defesa Civil ou pela Casa Civil. O recurso para essas pontes vem da Defesa Civil, então é preciso garantir que todas as condições estejam regularizadas para dar continuidade”, explicou.

O prefeito explicou que um dos principais obstáculos para a conclusão das pontes é a legislação que impede o uso de recursos próprios para finalizar a obra. “A gente não pode mexer com recurso próprio, porque se fizermos isso, teremos que devolver os valores já recebidos e corrigidos. O que a gente pode usar para concluir as obras são os recursos da Defesa Civil, que é o que está liberado para isso”, disse.

Para resolver a pendência, o prefeito explicou que a Procuradoria Geral do Estado está analisando o processo. “Esta semana estive na PGE pedindo urgência na análise do processo, porque o que a gente não pode é deixar isso pendente. Estamos esperando que o parecer da PGE seja favorável para que a gente consiga liberar os recursos”, afirmou. “Nós estamos bem próximos de conseguir resolver essa situação, que é a última pendência para dar continuidade às obras das pontes”, completou.

Perspectiva de retomada das obras

Em relação ao cronograma de retomada das obras, o prefeito garantiu que assim que a situação for regularizada e os recursos forem liberados, a obra será retomada rapidamente. “Assim que a Defesa Civil nos liberar para continuar com o projeto, a empresa responsável pela obra já está pronta para retomar os trabalhos. Vamos dar sequência no projeto e, dentro de pouco tempo, as obras serão concluídas”, disse.

Ele ainda destacou que a finalização das obras está em andamento, faltando apenas a conclusão das cabeceiras das pontes. “A obra está bem adiantada. O que falta são as cabeceiras. O projeto executivo já está pronto, o levantamento foi feito, e agora é só concluir”, afirmou.

Recursos e ações em andamento no município

Além das pontes, o prefeito também comentou sobre outros projetos e ações que estão em andamento em Orleans. Ele destacou a conquista de R$ 4 milhões para a Fundação Hospitalar Santa Otília, um recurso que foi garantido com o apoio do governador. “Foi um recurso importante, principalmente para o Hospital Santa Otília, que é uma prioridade para a nossa gestão. O governador entendeu a urgência e nos ajudou a viabilizar esse valor”, disse.

Outro projeto importante que o prefeito mencionou foi a primeira etapa do anel viário de Orleans. “Conseguimos R$ 5 milhões para a primeira etapa do anel viário, um projeto essencial para melhorar a mobilidade urbana e conectar a cidade às rodovias estaduais. Já estamos em fase de licenciamento ambiental e projeto executivo”, afirmou.

Atenção ao atendimento do INSS

Cruzetta também falou sobre a preocupação com o atendimento do INSS em Orleans, onde muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para acessar o serviço. “Estamos trabalhando para trazer um posto de atendimento do INSS para Orleans. Isso vai facilitar a vida de muitos orleanenses, especialmente aqueles que não têm condições de fazer tudo online. A ideia é trazer um atendimento mais humanizado e próximo da nossa população”, comentou Cruzetta.

Operação tapa-buracos e melhorias na infraestrutura

Ao final da entrevista, o prefeito de Orleans também comentou sobre os esforços da administração para melhorar a infraestrutura da cidade. Ele citou a operação tapa-buracos que está sendo realizada nas ruas de Orleans. O prefeito explicou que a equipe fez uma identificação de cada um dos buracos, que estavam presentes há muito tempo na cidade. “Os buracos estavam aí há bastante tempo, não começaram no dia 1º de janeiro, e isso foi identificado pela quantidade de buracos que encontramos e também pela quantidade de tapados que já realizamos. Tem muitos ainda, mas estamos fazendo de forma organizada e eficiente”. Ele destacou que, ao invés de utilizar asfalto frio, foi adotada a técnica usada em grandes rodovias, com asfalto quente, para garantir maior durabilidade. “A gente faz a recuperação das SCs e BRs dessa forma, com a tinta (pinche) e o asfalto quente, depois passa o rolo para garantir que a obra dure mais”, afirmou o prefeito. A ação foi pensada para garantir a eficiência do gasto público, que precisa ser utilizado de forma inteligente e duradoura. “Quando a gente vai fazer uma obra na nossa casa, a gente pensa na durabilidade, e o dinheiro público precisa ser tratado da mesma forma”, reforçou.

Confira entrevista completa

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Bombeiros controlam princípio de incêndio em empresa de Içara

Por Ligado no Sul21/03/2025 09h00
Fotos/CBMSC

Na noite dessa quinta-feira (20), por volta das 19h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um princípio de incêndio em uma empresa de rebobinagem e manutenção de transformadores elétricos, localizada no bairro Raichaski, em Içara.

Ao chegarem ao local, os bombeiros confirmaram que o fogo já estava em fase de crescimento, atingindo uma área de aproximadamente 30 metros quadrados nos fundos da edificação, onde estavam máquinas de bobina, guilhotina e materiais utilizados no processo de rebobinagem.

O proprietário da empresa havia desligado os disjuntores e tentava conter as chamas sem sucesso. A guarnição utilizou duas linhas de mangueiras de 1½ polegada, um galão de espuma e cerca de 3 mil litros de água para extinguir o fogo.

Após o controle total das chamas, o local foi deixado em segurança sob os cuidados dos proprietários. Não houve registro de feridos. As causas do incêndio não foram informadas.

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