05/08/2020  às 09hs09

Geral

Vitorassi ressalta a importância da energia elétrica para o desenvolvimento dos produtores rurais



O presidente da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), Ivanir Vitorassi, concedeu entrevista à Guarujá nesta quarta-feira, dia 5, e falou sobre a importância da energia elétrica para o desenvolvimento dos empresários rurais de Orleans, Tubarão, Pedras Grandes e Treze de Maio.


"O homem do campo é um vencedor, que acorda cedo, trabalha de sol a sol, não tem sábado e nem domingo, e graças à visão que tivemos de levar a energia de qualidade para onde não tinha no interior, pessoas com vontade se sobressaem e fazem da energia uma mola propulsora para seu desenvolvimento e sucesso", afirmou Vitorassi.


Além disso, ele falou também a respeito de suas ações frente à presidência da Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (Fecoerusc), visando sempre beneficiar os associados em nível estadual e lutar por suas causas junto ao poder público. Contudo, Vitorassi lamenta a desvalorização dos Governos Estadual e Federal junto aos produtores rurais.


"O campo enfrenta tantas dificuldades. Em leis governamentais, toda vez que se tira alguma coisa, infelizmente, se tira do homem do campo. É uma coisa que debatemos. Como no ICMS, que é uma causa que o delegado Ulisses Gabriel, de Orleans, quando deputado estadual percebeu, que é sobre o ICMS que se cobrava de maneira integral em cima do produtor rural. Uma coisa que nós achamos totalmente errada, porque o consumidor rural, ou seja, o colono, tem uma fatura especial e deveria pagar o ICMS sobre esse valor e não o valor integral de uma tarifa residencial. Infelizmente, esse governo que está aí mais uma vez meteu a mão em cima do homem do campo, assim como quando taxou os insumos. O próprio Governo Federal, a cada ano que passa, vai tirar 5% durante seis anos do subsídio do produtor rural, que e na casa dos 30%".


Confira a entrevista completa neste link.


05/08/2020  às 09hs09