10/08/2020  às 10hs39

Geral

Transporte coletivo é retomado na Grande Florianópolis nesta segunda-feira

O retorno foi autorizado pelo governo estadual após a região entrar na situação grave no mapa de risco do coronavírus. Veja como fica transporte na região.


Foto: Douglas Marcio/ NSC TV

Foto: Douglas Marcio/ NSC TV


Os ônibus voltaram a circular nesta segunda-feira (10) na Grande Florianópolis. O retorno foi autorizado com a liberação do transporte coletivo pelo governo estadual em cinco regiões que foram de situação gravíssima para grave no mapa de risco do coronavírus. O serviço estava proibido na região desde 20 de julho.


Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), foram feitos alguns ajustes de aprimoramento durante o período de interrupção e algumas linhas tiveram alterações que envolvem horários, trajetos, pontos de embarque e integrações. O transporte interestadual segue suspenso.


"Segue a obrigatoriedade do uso de máscara inclusive nós estamos instalando com a doação de uma empresa catarinense uma câmera térmica que vai controlar a entrada no terminal identificando a temperatura e uso de máscara. As 91 linhas são controladas individualmente e se tiver qualquer alteração é informado ao cobrador para chamar a atenção [dos passageiros] e os ônibus não saem se tiver ocupação acima de 40%", explica o prefeito.


Durante esta manhã, Loureiro acompanhou os trabalhos da central de operações, onde são monitoradas as imagens das câmeras dos coletivos e terminais.


Ainda de acordo com a prefeitura, haverá viagens extras nos horários de pico. As regras que estavam sendo aplicadas desde junho, quando o transporte voltou, seguem valendo como pagamento somente em cartão e cadastro em CR-Code para que prefeitura possa monitorar os contatos de possíveis casos suspeitos.


Os ônibus também retornam em São José, Biguaçu, Palhoça e outras cidades da Grande Florianópolis, assim como em outras quatro regiões que foram de situação gravíssima para grave.


Veja abaixo as mudanças nas linhas:

  • 164 - Córrego Grande via Poção e 163 - Córrego Grande - A linha 164 terá mais horários, a qual passará a atender também os usuários que utilizavam a linha 163.
  • 136 e 138 - Volta ao Morro Saída Sul - Essas linhas farão integração com as demais linhas no Titri, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Quem utiliza essas linhas sentido Centro pode ir até o Titri ou embarcar no ponto mais próximo desse terminal na Rua Prof. Milton Roque Ramos Krieger ou no ponto da Rua Odilon Fernandes.
  • 135 e 137 - Volta ao Morro Saída Norte - Essas linhas farão integração com as demais linhas no Titri, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Os pontos de embarque que haviam na Rua Lauro Linhares foram modificados temporariamente e quem utiliza essas linhas no sentido UFSC pode embarcar no ponto mais próximo do Titri na Rua Prof. Milton Roque.
  • 183 e 186 Corredor Sudoeste - Essas linhas tiveram seus nomes alterados para 183 - Corredor Sudoeste via Saco dos Limões e 186 - Corredor Sudoeste via Túnel e passam a operar com um novo itinerário e quadro de horários. Os usuários que utilizavam a linha 153 - Costeira do Pirajubaé serão atendidos pelas linhas 183 e 186.
  • Linhas 660 - Aracy Vaz Callado e 844 - Bairro de Fátima - Essas linhas terão seus itinerários unificados, criando portanto, uma nova linha, a 844 - Bairro de Fátima via Aracy Vaz Callado, que passará a atender os usuários que utilizavam a 660 e 844.
  • 287 - Rio Vermelho via Vargem Grande- Linha nova que começa a operar oferecendo mais horários para os usuários da Vargem Grande e uma opção mais rápida para o Rio Vermelho.
  • 288 - Circular Rio Vermelho e 289 - Circular Vargem Grande via Rio Vermelho - Novas linhas que vão operar oferecendo mais opções e horários para os usuários do Norte.
  • Confira aqui todos os horários e linhas da capital

Fonte: G1/SC


10/08/2020  às 10hs39