10/08/2020  às 09hs13

Geral

Teste de antígeno pode ser feito após o terceiro dia e resultado sai em 2 horas



A bioquímica e proprietária do Laboratório Bioviver, Sibelle Salvador, concedeu entrevista à Guarujá nesta segunda-feira, dia 10, para falar sobre os três tipos de testes disponíveis para diagnóstico da Covid-19. Um deles, lançado há 15 dias no laboratório, tem sido o mais procurado. Trata-se do teste de antígeno, que pode ser realizado a partir do terceiro dia com sintoma ou de contato com pessoa positivada. O resultado é disponibilizado em duas horas.


"O antígeno é a primeira coisa que vai aparecer em nosso organismo quando entrarmos em contato com o vírus. É ele que manda o nosso organismo a produzir os tais dos anticorpos, que fazem a nossa defesa e reconhecimento do vírus. Por isso que a gente consegue detectar ele bem cedo, a partir do terceiro dia", detalhou a profissional. Ele é feito através de coleta com swab nas secreções respiratórias.


Já os testes realizados através da colega sanguínea, chamados de testes rápidos, têm maior chance de dar um falso negativo. Isso ocorre porque eles detectam a presença dos anticorpos produzidos pelo organismo frente à exposição ao vírus. Sua realização ocorre entre 7 e 14 dias desde o aparecimento do sintoma ou do contato com pessoa positivada.


O terceiro tipo é o RT-PCR e é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico da doença. "Ele é como se fosse um exame de paternidade do vírus, de DNA. Ele vai identificar o vírus pelo DNA e RNA dele", explicou. Este também é realizado através da coleta com swab a partir do terceiro dia. Contudo, o resultado se dá entre cinco e sete dias úteis.


Confira a entrevista completa neste link.


10/08/2020  às 09hs13