16/05/2018  às 16hs42

Geral

Seminário de Fumicultura sobre a quebra na safra 2017 em Grão Pará

Apresentação de dados técnicos e soluções


Importante reunião organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Grão-Pará, Prefeitura e Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, realizada no último dia 03 de maio, na Localidade de Capivaras do Meio, contou com a presença de várias autoridades e entidades: Marcio Borba Blasius, Prefeito de Grão-Pará, Ademir Bonetti, Vice-Prefeito, José Schmitt Bussolo, Presidente do STR de Grão-Pará, Celso Albuquerque, Coordenador do Curso de Agronomia da UNISUL, Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca, Deputados Estaduais, EPAGRI, FETAESC, SINDITABACO, AFUBRA, PROFIGEN, PHYTOAGRI, CDL de Grão-Pará, Banco do Brasil, CRESOL, Vereadores, Secretários Municipais, Fumageiras dentre outras.

O Seminário foi dirigido, especialmente, aos produtores de fumo do Município de Grão-Pará. Na ocasião, a UNISUL apresentou os principais problemas para a quebra de produção ocorrida na Safra de 2017, o Nematoide e a Murcha Bacteriana, ofertando, ao Município e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Grão-Pará, uma proposta de acompanhamento e treinamento mensal de todas as famílias produtoras de fumo de Grão-Pará, com o objetivo de minimizar/eliminaros problemas detectados.

Em seguida, a PROFIGEN realizou sua apresentação sobre a necessidade de serem plantadas sementes de qualidade e resistentes ao Nematoide e àMurcha Bacteriana.A Phytoagri, por sua vez, apresentou produto que pode auxiliar no controle dessas doenças.

Ainda, a AFUBRA realizou sua apresentação sobre a necessidade de se manter o solo bem nutrido, bem conservado, com rotatividade de culturas, para minimizar os problemas do Nematoide e daMurcha Bacteriana.

Várias autoridades usaram da palavra, encerrando-se o Evento no período vespertino. Um evento de grande qualidade para todos os produtores de tabaco do Município de Grão-Pará.

 

Ascom/Grão Pará


16/05/2018  às 16hs42