11/10/2019  às 08hs01

Saúde

Semana da Saúde Bucal em Urussanga será realizada com palestras sobre a prevenção ao câncer de boca



A Administração Municipal de Urussanga, por meio da Secretaria de Saúde, realizará de 21 a 25 de outubro, a Semana da Saúde Bucal. Durante toda essa semana dentistas da secretaria municipal de saúde estarão nos grupos de idosos realizando palestras sobre a prevenção ao câncer de boca.


“Escolhemos esse tema para esse ano pois, segundo as estatísticas, infelizmente, os casos de câncer de boca vêm aumentando ao longo dos anos. O Brasil é o país que possui a 3° maior incidência de câncer bucal do mundo. Registra 14 mil novos casos por ano e mata mais de 5 mil brasileiros”, ressalta a coordenadora da saúde bucal, Adriana do Amaral.


As palestras serão sobre os fatores de risco do câncer de boca, sinais e sintomas, prevenção, realização do autoexame e os tipos de tratamento. O autoexame é bem simples e realizado pelo próprio paciente em frente a um espelho, avalia o interior da cavidade bucal (bochechas, céu da boca, língua, abaixo da língua, lateral de língua), lábios, região da garganta e verifica se há alguma alteração como feridas indolores que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas, esbranquiçadas ou enegrecidas, alteração de cor nos lábios e/ou interior da boca ou áreas endurecidas. Caso for encontrado algumas dessas alterações comunicar seu dentista para uma melhor avaliação.


No dia 21 de outubro, a palestra será no grupo de idosos do Rio América, no dia 22 de outubro, no grupo Movimento Saúde no Centro Comunitário da Matriz, e nos dias 23 e 24 de outubro, no grupo de idosos em Santana, no período vespertino.


Colaboração: Jéssica Pereira - Comunicação da Prefeitura de Urussanga


11/10/2019  às 08hs01