17/05/2018  às 15hs37

Polícia

Programa da PM integra vizinhos e impede crimes


Há quase dois anos moradores de Tubarão contam com a parceria da Polícia Militar (PM) através do programa Rede de Vizinhos. O programa, segundo os usuários e o comando do 5º BPM, aumentou a sensação de segurança. 

Atualmente, os ‘vizinhos’ usam as redes sociais como ferramenta de elo para a comunicação com a polícia, por meio do aplicativo WhatsApp. 

Morador do bairro Vila Moema, o tubaronense Cleber Wernke teve a ideia de buscar o programa para seu bairro no verão de 2016. “Vimos placas sobre a Rede de Vizinhos em outras cidades. Busquei informações na PM de Tubarão e fomos muito bem recebidos. Conversei com vizinhos, nos engajamos no programa e só temos colhido bons frutos”, fala Cleber, que foi um dos primeiros moradores de Tubarão a aderir ao programa.

Cleber conta que, atualmente, os vizinhos do bairro integram um grupo no WhatsApp que possui 60 membros. “Ali, trocamos informações. Falamos sobre a segurança do bairro. É como se todo mundo fosse um olho a mais na segurança de nossas casas. Conseguimos canalizar informações em prol do bem de todos”, analisa o tubaronense. 

O morador destaca ainda que, através do grupo, os moradores já conseguiram evitar roubos a casas no bairro. “Se alguém perceber algo diferente, coloca no grupo e todos ficam alertas. A sensação de segurança é bem maior. É uma parceria que tem dado certo. Há pouco tempo adotamos um apito. Quando alguém percebe algo suspeito, o apito é acionado e a polícia comunicada”, diz o morador, e completa que, além da sensação de segurança, a Rede de Vizinhos aproximou ainda mais os moradores.

Polícia Militar diz que prevenção é foco

Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Tubarão, tenente-coronel Sílvio Lisboa, o programa tem sido eficiente na prevenção de crimes. “Com a ajuda dos moradores, conseguimos dar uma pronta resposta em muitos crimes. Na nossa região, contamos com 16 grupos e mais de dois mil moradores cadastrados. Isso reforça a segurança”, fala o comandante. 

Lisboa destaca que, com a Rede de Vizinhos, muitas das ocorrências que chegam até os policiais foram solucionadas através dos grupos atuantes. “Por isso, buscamos fortalecer ainda mais o programa”, destaca o comandante. A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade para que atuem em cooperação com a polícia.

Como participar

Quem deseja participar da Rede, basta entrar em contato através dos telefones: (48) 99689-8390 (WhatsApp) ou (48) 3631-9262, e verificar a possibilidade de instalação de uma Rede de Vizinhos em seu bairro. A informação é do Diário do Sul.


17/05/2018  às 15hs37