15/03/2019  às 14hs24

Economia

Produção da Fonplast cresce dez vezes em dez meses

Empresa de descartáveis plásticos de Lauro Müller prevê ainda mais expansão e, consequentemente, geração de empregos.


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O comunicador Ari Girardi, que comanda o quadro Espaço do Empreendedor, do Jornal da Guarujá, entrevistou, nesta semana, o diretor-geral da Fonplast, Silvio Cancelier. A empresa de descartáveis plásticos iniciou as atividades em janeiro de 2018, com comercialização dos produtos a partir de maio do mesmo ano.


Há apenas dez meses no mercado, a produção já foi expandida em dez vezes. No início do último ano, eram fabricadas entre oito e dez toneladas ao mês. Atualmente, a produção é de 100 toneladas. Para 2019, a expectativa é chegar a 200 toneladas mensalmente. Para isso, foram realizados investimentos em duas novas máquinas. Conforme o diretor-geral, o intuito é expandir o mix de produtos e também a capacidade de produção por hora.


“No mercado de descartáveis, classificamos os produtos como commodities, que tem uma margem menor, e os produtos que consideramos com valor agregado. Inicialmente, para atingirmos o ponto de equilíbrio da empresa, começamos com os produtos commodities, que possuem grande volume de venda, mas margem pequena. Agora, entre o fim de 2018 e o início de 2019, fizemos estes investimentos para aumentar a participação de produtos com maior valor agregado em nosso mix de venda, que são os pratos em relação aos copos”, explicou Silvio Cancelier.


A intenção é encerrar 2019 comercializando entre 20 e 25% de produtos com valor agregado. Em 2018, a representação ficou em torno de 6% do que era produzido. Atualmente, a capacidade instalada na empresa é para a produção de 300 toneladas ao mês. A expectativa é atingir este número em 2020. Para 2021, o intuito é expandir para outros produtos no ramo de descartáveis, além de copos e pratos.


Atualmente, conforme o diretor-geral da Fonplast, a empresa produz copos para água e refrigerante de 180 e 200 ml, que representam por volta de 60% da produção. A empresa conta também com copos para chopp, de 300 ml, e copo para café, de 50 ml, além dos pratos. Para este ano, está previsto o lançamento de copos de 400 e 500 ml e também de copos e pratos coloridos.


15/03/2019  às 14hs24