17/05/2019  às 14hs51 - Atualizado em 17/05/2019  às 15hs01

Economia

Orleans novamente em 1º lugar na produção agrícola na Amrec

Município atribui aos investimentos no Programa Porteira Adentro, a partir de 2017, a transformação em maior produtor rural da Região Carbonífera.


Foto: Robson Lunardi

Foto: Robson Lunardi


O Município de Orleans ganhou destaque na região Sul de Santa Catarina após levantamento divulgado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), nesta semana, referente à produção agrícola dos 13 municípios associados em 2018. Para o secretário da Agricultura, Luiz Cristóvão Crocetta, os números representam a força do setor.


“Orleans é um grande polo do agronegócio regional. Podemos observar que o município figurou muito positivamente neste ranking regional de produção em várias atividades, com destaque para a nossa diversificada produção como ovos, frangos, fumo e suínos e bovinos”, afirmou. Vale “Em todas essas atividades auxiliamos o empresário rural com bom acesso, máquinas e equipamentos, além do atendimento de técnicos e engenheiros, que transformam Orleans na maior referência agrícola da região", acrescentou.


O prefeito Jorge Koch ressalta que, além dos produtos de destaque no levantamento da Amrec, outras atividades merecem reconhecimento. “Quando falamos em nível municipal, ainda temos a pecuária de leite, a piscicultura, a avicultura, o mel e entre outros. Toda cadeia produtiva local, em especial os nossos agricultores, está de parabéns pelos resultados. A agricultura já representa um terço do retorno dos impostos”, observou o chefe do Executivo.


Programa Porteira Adentro


O programa Porteira Adentro foi instituído através de Lei Municipal com o intuito de que a Prefeitura de Orleans pudesse prestar serviços de infraestrutura no interior das propriedades rurais por um valor mais acessível que o praticado pelo mercado. "O programa visa atender os produtores do município, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar", explicou o secretário Luiz Cristóvão Crocetta.


"Os trabalhos são realizados dentro da propriedade, como o próprio nome sugere, ele não atua nas estradas, no acesso até a propriedade, por exemplo", completou o prefeito Jorge Koch. Entre os serviços prestados pelo programa, estão o de caminhão, retroescavadeira, patrola, trator e equipamentos, além da distribuição de sementes com preço subsidiado. O objetivo criar condições para melhorar a qualidade de vida do agricultor. Atualmente, Secretaria de Agricultura de Orleans conta com 13 colaboradores.


ASCOM PMO / Edição Notícias JH



17/05/2019  às 14hs51