23/03/2020  às 14hs14

Geral

Ônibus da Saúde é lançado e marca início da Campanha de Vacinação 2020 em Lauro Müller


Foto: Samuel Madeira

Foto: Samuel Madeira


A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (23) em todo país. Em Lauro Müller, pela primeira vez na história, os moradores das comunidades rurais estão recebendo o Ônibus da Saúde. Trata-se de um veículo adaptado com sala de vacinação, consultório odontológico, e sala para aferição de pressão e testes rápidos.  


A primeira comunidade que recebeu o veículo foi a de Rio Capivaras Alto, uma das mais distante da região central da cidade. O senhor Florentino Canever, de 80 anos, e sua esposa, Maria Tezza Canever, de 82 anos, foram os primeiros a chegar para receberem a vacina. "Fiquei muito surpreso em ver um ônibus da saúde. Sempre fiz essa vacina, mas sempre tive que me deslocar até a unidade de saúde. É bom ver que estamos evoluindo cada vez mais", comemorou Canever.


A campanha neste ano está sendo destinada inicialmente para idosos e trabalhadores da saúde. Os idosos acima de 60 anos estão no grupo de maior risco para o coronavírus, com letalidade de 15% para o grupo acima de 80 anos. Eles também são considerados mais vulneráveis à gripe.


A campanha vai contar com mais duas etapas e a meta é vacinar 5.145 pessoas em Lauro Müller até 22 de maio. A próxima etapa da campanha começa no dia 16 de abril e vai imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.


A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Segundo a secretária Municipal de Saúde, Carla Zabotti Dias, foi estabelecido um cronograma que contempla todas as comunidades para receber o Ônibus da Saúde até o dia 3 de abril. A secretária ressaltou ainda a importância do Ônibus que a partir de agora vem para somar com o trabalho dos profissionais. "É uma iniciativa fantástica que já está agregando muito ao trabalho prestado por nossa equipe, além de possibilitar a realização de novos projetos que certamente iremos desenvolver", registrou Carla, acrescentando que além do ônibus da saúde as vacinas também estão sendo aplicadas nas unidades de saúde do Centro, distrito de Guatá e bairro Arizona.


O prefeito Valdir Fontanella compareceu ao local de vacinação assim que os trabalhos tiveram início e comentou o lançamento do Ônibus da Saúde. "É uma ideia que observamos em grandes cidades e trouxemos para Lauro Müller. E justamente neste tempo de pandemia, que estamos vivendo, nós temos a satisfação de ir até o interior vacinar nossos velhinhos para que não precisem sair de suas comunidades. É uma alegria poder estar inovando e levando comodidade à nossa população", destacou o prefeito.


Veja o cronograma para esta semana do Ônibus da Saúde:


 


Dia 24 (Terça-feira)


Das 08:30 ÀS 11:00 – MORRO DA PALHA – CENTRO COMUNITÁRIO


Das 13:30 ÀS 15:30 - PALERMO – CENTRO COMUNITÁRIO


 


Dia 25 (Quarta-feira)


Das 08:30 ÀS 11:00 – RIO CAPIVARAS BAIXO– SALÃO DA IGREJA


Das 13:30 ÀS 15:30- RIO AMARAL GRUTA – CENTRO COMUNITÁRIO


 


Dia 26 (Quinta-feira)


Das 08:30 ÀS 11:00 – RIO AMARAL RÁDIO – SALÃO DA IGREJA


Das 13:30 ÀS 15:30 - RIO AMARAL I – CENTRO COMUNITÁRIO


 


Dia 27 (Sexta-feira)


Das 08:30 ÀS 09:30 – RIO DA VACA - CENTRO COMUNITÁRIO


Das 10:00 ÀS 11:30 – RIO APERTADO – CENTRO COMUNITÁRIO


Das 13:30 ÀS 15:30– RIO CAPIVARAS DO MEIO – SALÃO DA IGREJA


 


Por Samuel Madeira, Ascom Lauro Müller


23/03/2020  às 14hs14