05/07/2021  às 17hs10 - Atualizado em 05/07/2021  às 17hs17

Polícia

O Dia do Bombeiro Brasileiro é celebrado no dia 2 de julho


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Em alusão a data comemorativa a Rádio Guarujá entrevistou nesta sexta-feira, dia 2, o 1° tenente comandante do 3° Pelotão de Bombeiros Militar, com sede em Orleans, Bruno Albuquerque. Na ocasião, ele falou sobre a importância de ter a presença da instituição no município. “As ocorrências são melhores atendidas quando o Corpo de Bombeiros Militar está na cidade, porque se diminui muito o tempo resposta que é um elemento chave no combate aos incêndios”, afirmou.


Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.


Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro


Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.


A escolha é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.


Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio. Confira neste link!


05/07/2021  às 17hs10
...