19/06/2020  às 15hs20 - Atualizado em 22/06/2020  às 09hs36

Geral

Notícias de Grão-Pará, com Enio João Zanelatto Bagio


Colunista Enio João Zanelatto Bagio

Colunista Enio João Zanelatto Bagio


Rodovia recebe melhorias


Iniciou, nesta semana, os trabalhos de roçada e limpeza de canaletas na SC-370, trecho que liga o município de Grão-Pará ao planalto serrano. A empresa contratada pelo Governo do Estado vem trabalhando no sentido centro ao distrito de Aiurê, fazendo a desobstrução das canaletas que, em muitos locais, estava toda tomada por terra e mato e a tão pedida roçada nas margens, já que, em alguns pontos, estavam cobrindo as placas de sinalização. Esta foi a primeira limpeza que a rodovia recebeu após a pavimentação e esperamos que estes trabalhos ocorram de maneira periódica.



4º Mutirão de castração


Aconteceu, no último domingo, dia 14 de junho, mais uma etapa do mutirão de castração no município de Grão-Pará. O quarto mutirão foi organizado pela ONG SOS Animais Grão-Pará, que tem as voluntárias Karla Honorato Hert, Itiana Sommer e Dhébora Bonin trabalhando na linha de frente. Segundo Karla, o objetivo maior do mutirão é castrar cães e gatos, evitando assim que haja uma procriação exagerada e, com isso, havendo muitos animais de rua em nosso município. Quem realizou a castração foi a doutora Kátia Chubaci, junto com mais uma veterinária e dois auxiliares, que possui uma unidade móvel, o “Castrabuss”, ficando das 9h30 às 19h realizando esse trabalho, sendo concluídos 37 procedimentos particulares e 20 através da prefeitura. As voluntárias aproveitam para agradecer a todos que contribuíram para o sucesso de mais este evento, que culminou com mais 57 animais castrados em Grão-Pará. O evento aconteceu nas dependências do Castrabuss, que ficou sediado na Escola Municipal Professor Gregório Wessler.



Igreja recebe fiéis


A partir da celebração de Corpus Christi, a Igreja Matriz São João Batista, de Grão-Pará, está aberta aos fiéis nas celebrações de fim de semana, ou seja, aos sábados, a partir das 19h, e aos domingos, às 18h30min. No último fim de semana, ainda foi um pouco tímida a frequência dos fiéis na missa, porém, aos poucos, os católicos irão voltar a cultivar sua fé de forma presencial na igreja. Em cada porta da igreja, há um frasco com álcool em gel e a orientação é que todos façam uso de máscara.



Educação em alta


Nestes tempos de pandemia e com as aulas presenciais suspensas, surgiu uma nova modalidade ou forma de educação no estado de Santa Catarina e, consequentemente, no município de Grão-Pará, que instituiu a forma de educação à distância, onde os professores repassam as atividades através de uma plataforma online e os alunos fazem e devolvem aos mesmos. E, na avaliação realizada recentemente, podemos ver que o município vem se destacando no ensino municipal, envolvendo as crianças do CEI Tio Patinhas e a Escola Municipal Professor Gregório Wessler. Segundo informações disponibilizadas no site da prefeitura, a média de adesão dos alunos é de 86%, ou seja, dos 653 alunos matriculados, 565 estão realizando suas atividades à distância. Nossos parabéns a todos os agentes envolvidos nesta atividade importantíssima junto à educação.



São João sem festa


Em outros anos, neste fim de semana, teríamos a tradicional festa de São João Batista em Grão-Pará, mas, devido à pandemia, os festejos foram suspensos. Porém, como dia 24 de junho é feriado no município, por ser o dia do padroeiro, haverá uma santa missa a partir das 10h, na igreja matriz e, às 18h, uma procissão motorizada saindo da gruta Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Rio Pequeno, com a benção dos veículos na chegada e, logo após, a queima de algumas baterias de fogos. Mesmo com o cancelamento da festa, uma pequena fogueira foi erguida para relembrar o nascimento de São João e perpetuar a tradição.



Caso de polícia


Casos de roubo e abate de animais estão acontecendo em toda a região e, em Grão-Pará, não é diferente. Infelizmente, agricultores estão ficando sem seus animais de trabalho, como foi o caso de um fumicultor da comunidade da Barra do Rio do Meio, que, na madrugada de terça para quarta-feira, dia 17 de junho, foi surpreendido com o roubo e o abate da sua junta de bois. Os ladrões pegaram os bois no pasto levaram até uma estrada, mataram os animais e carnearam, levando apenas as partes melhores dos animais, deixando a carcaça no local. Segundo o proprietário dos bois, o senhor Élio Perin, o popular “Lelo”, além do prejuízo de aproximadamente R$ 15 mil, ainda ficou sem seus animais de estimação para trabalho da lavoura. Foi feito um Boletim de Ocorrência e a Polícia Civil esteve no local para investigar mais este triste fato. “Levantei bem cedo, como de costume, para tratar o gado, e não vi minha junta de boi, sendo que eram eles os primeiros que sempre estavam no local para comer. Fiquei apreensivo, peguei minha moto e fui procura-los e foi triste ver minha junta de boi de estimação morta na estrada”, afirmou o proprietário. É inaceitável que esta prática maléfica esteja acontecendo por parte destes larápios, esperamos que a polícia coloque a mão nestes malandros, já que muitos agricultores do município desabafaram nas redes sociais, dizendo que estão de prontidão esperando que os mesmos ataquem novamente, “levarão chumbo no lombo”, comentou um deles.



Política


Aos poucos, se aproxima o período das convenções para a escolha dos nomes para a majoritária, bem como a proporcional, para o pleito para os novos mandatários dos municípios brasileiros. Devido à pandemia, deverá ser prorrogado para o dia 15 de novembro ou mesmo ocorrer junto com a eleição de 2022. Esta última sugestão é defendida pela Fecam – Federação Catarinense dos Municípios, porém, esta decisão está nas mãos do Congresso Nacional e Senado. E como o pleito deve ocorrer, os partidos políticos grão-paraenses vem se articulando para levar o melhor nome à disputa. Também poderá haver mudanças nas coligações à majoritária: com o PP coligando com o MDB e PSDB, lançando candidatura como cabeça de chapa, já o PSD coligando com o PL, ainda tem o PSL e demais partidos menores que poderão lançar uma terceira candidatura. Algumas lideranças ainda defendem uma ampla aliança, lançando candidatura única, o que para o momento vivido seria a melhor opção, já que evitaria maiores gastos e desgaste de uma eleição e aglutinaria todas as forças para obtenção de recursos para o progresso do município. Mas vamos aguardar o decorrer nas negociações entre os caciques dos principais partidos para depois vermos os resultados.


Aplausos e Vaias


Aplausos da semana vão mais uma vez para os profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente combatendo esta pandemia, sejam elas nos centros de triagem, postos de saúde ou nos hospitais. Com certeza, estão arriscando suas vidas para salvar a vidas dos seus semelhantes. Que Deus os proteja!


Vaias da semana vão para os aproveitadores de plantão que ludibriaram a lei para receber indevidamente o auxilio emergencial do Governo Federal. É uma pena que quem possui emprego instável conseguiu receber, enquanto alguns que verdadeiramente precisavam não conseguiram. O bom desta história é que a Polícia Federal está investigando e muitos terão que devolver e responderão na Justiça pelos seus atos falhos.


Frase da semana: “Na verdade, o problema do nosso país é uma pequena parte da população, que quer tirar proveito de tudo”.  Enio Bagio



19/06/2020  às 15hs20