23/11/2020  às 15hs38 - Atualizado em 23/11/2020  às 16hs54

Geral

Notícias de Grão-Pará, com Enio João Zanelatto Bagio


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Helinho é o novo prefeito eleito de GP


A partir de primeiro de janeiro, o Município de Grão-Pará ficará sob o comando dos jovens Hélio Alberton Júnior, mais popularmente conhecido como Helinho, do Partido Progressista, tendo como vice Murilo Kulkamp Nilsen, do MDB, que foram eleitos no último domingo, com 54,62% dos votos válidos.


Helinho é casado e, recentemente, foi pai de seu primeiro filho. Tem 34 anos e tem como formação Engenharia Civil. É pós-graduado em Engenharia de Estruturas, com especialização em Planejamento Urbano (ênfase em Engenharia Sanitária).


“Esta vitória não é do Helinho e do Murilo, mas sim de todos que trabalharam incansavelmente acreditando nas nossas propostas. E podem ter certeza que iremos trabalhar de forma incansável para corresponder aos anseios do povo grão-paraense, sempre lembrando que o novo começa em nós”, afirmou Hélio.


O resultado final que elegeu Hélio Alberton Júnior foi de 2.774 votos contra 2.311 do Amilton Ascari, perfazendo uma diferença de 463 votos pró-Helinho. Logo após consolidar a vitória nas urnas, seus apoiadores e cabos eleitorais realizaram uma confraternização na Praça Anésio Faust, no centro da cidade. Nossos parabéns a todos que concorreram a este pleito pela campanha de propostas que realizaram e, aos eleitos, nossos votos de sucesso na Administração Municipal neste próximo quadriênio.





Anjinho é o vereador mais votado


Neste pleito, apenas dois candidatos a vereadores conquistaram sua reeleição na Câmara Municipal de Grão-Pará, sendo eles Vitor Blasius (PSD) e Ângelo Alberton Neto (PL), o popular Anjinho, que foi o vereador mais votado, conquistando 465 votos. Ainda conquistaram uma cadeira na Câmara de Vereadores de Grão-Pará, além dos dois acima citados: Elizete Macieski Blasius (PSD), Juninho Ascari Fernandes (PSD), Janir Oenning (PP), Rafael Dacorégio (MDB), Vanilton de Souza Muller (MDB), Valdecir Michels (PSD) e Artur Kulkamp (PL).


Portanto, estes são os nomes dos nove edis representantes o povo na Câmara, ocorrendo uma renovação de mais de 70% nos nomes do Legislativo Municipal. A todos, desejamos sucesso na caminhada dos próximos quatro anos.




Temporal traz prejuízos


No último domingo, enquanto a população realizava a votação, por volta das 14 horas, um forte temporal se abateu sobre algumas comunidades do município de Grão-Pará. E por apenas alguns minutos, o vento forte, seguido de chuva e pedra, danificou algumas lavouras de fumo, derrubando eucaliptos. O temporal passou fazendo estragos em parte do distrito de Invernada, Barra do Rio do Meio, Ilha Grande e Capivaras do Meio, onde no distrito de Invernada causou danos nas lavouras de fumo e destelhamento de parte do centro comunitário.


Já na Barra do Rio do Meio, parte de uma residência veio abaixo com a queda de eucaliptos que caíram sobre ela. Na Capivaras do Meio, o vento também derrubou diversas árvores, sendo que em uma delas causou um acidente de automóvel na estrada geral ferindo uma mulher, porém, sem gravidade. Na comunidade de Ilha Grande, o galpão de um produtor de leite teve boa parte do telhado danificado pela força do vento. Segundo relatos dos moradores das comunidades mencionadas, o forte vendaval que se abateu nestas regiões foi assustador, ocorreu a falta de energia elétrica durante algum tempo devido à queda de árvores na fiação, porém, os funcionários da Cergapa restabeleceram o fornecimento em pouco tempo.



Pandemia


Os casos de Covid-19 têm aumentado significativamente dia após dia na nossa região e, aqui em Grão-Pará, não está sendo diferente. Esta semana começou a assustar tamanha a procura das pessoas para realizar o teste rápido na unidade central de saúde. E vários casos vêm positivando. Felizmente, não temos nenhum paciente precisando de UTI, porém, é necessário redobrar os cuidados com o uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomeramento. Cuidem-se!  



Aplausos e Vaias


        Aplausos da semana vão para os eleitores grão-paraenses, que fizeram sua parte dando exemplo de cidadania, comparecendo em massa na votação para a escolha de seus próximos administradores. E com exceção de um ou outro, não aconteceu nenhuma discussão mais acalorada ou brigas, isso demonstra maturidade do eleitorado do município. Nossos parabéns a todos! 


        Vaias da semana vão para alta dos preços dos produtos essenciais que vão à mesa das famílias assalariadas. Se nada for feito pelo Governo Federal, ainda veremos muitos pobres passarem fome. É bem verdade que em nossa região temos outra realidade, porém, basta você ter um olhar mais humano ao seu redor, que aqui também temos pessoas passando necessidade.


Frase da semana: “Agora é hora de enrolar as bandeiras e planejar o destino do nosso chão sagrado (Grão-Pará) para os próximos quatro anos”.  Enio Bagio



23/11/2020  às 15hs38