30/07/2020  às 11hs23

Geral

No Dia da Amizade, fisioterapeuta Eduarda relembra história de amor e superação com Davi



A história de amizade entre uma fisioterapeuta e seu paciente foi o tema de entrevista na Guarujá, nesta quinta-feira, 30 de julho, quando é celebrado o Dia Internacional da Amizade. Trata-se de Eduarda Borghezan, de 29 anos, e do Davi, de 10 anos. Essa história, iniciada na APAE de Orleans, ganhou destaque também em nível nacional em 2016 após ser contada no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.


No dia do casamento de Eduarda com Antonio Bianco, Davi emocionou ao entrar na igreja para entregar uma rosa à noiva. A profissional e o paciente iniciaram o tratamento intensivo com o equipamento PediaSuit, na APAE de Orleans, em janeiro daquele ano. O pequeno, contudo, já fazia fisioterapia desde um ano e seis meses, mas, mesmo assim, ficava apenas sentado. Tudo mudou desde então e, em apenas seis meses, ele já conseguia andar com o auxílio de um andador. Ao perceber a rápida evolução de Davi, Eduarda teve a ideia de convidá-lo para ser pajem do casamento, que ocorreu no dia 2 de julho.


"É uma terapia diária, que exige bastante tempo com o paciente e eu passava quatro horas por dia com ele. A gente acabou criando um vínculo terapêutico, que foi fortalecendo essa amizade", contou. Segundo a profissional, essa relação mudou a vida de ambos. "Agora ele está mais ativo. Antes, ele era acomodado, digamos, ele achava que ficaria preso a uma cadeira de rodas, mas a gente sempre tenta buscar motivação junto com o paciente para que ele possa vencer os obstáculos e alcançar mais e mais objetivos", acrescentou.


Confira a entrevista completa, com mais detalhes desta história neste link.


30/07/2020  às 11hs23