13/12/2019  às 14hs15 - Atualizado em 13/12/2019  às 16hs52

Geral

Município de Lauro Müller é indicado ao prêmio Excelência no Turismo

As votações para a indicação inédita ao Título Beto Carrero de Excelência no Turismo de 2019 ocorrem até este domingo, dia 15, através da internet.


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Uma indústria sem chaminés, que não polui, mas que gera emprego e renda. É desta forma que o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, e sua equipe de governo classificam o turismo. Por acreditar que este é o setor econômico irá prevalecer em um futuro próximo, inúmeras ações e investimentos estão sendo realizados pelo Município, por meio da Secretaria de Turismo. Como resultado, inúmeras conquistas têm sido alcançadas.


A mais recente é a indicação inédita para a final do Título Beto Carrero de Excelência no Turismo de 2019, na categoria “Município Destaque”. Lauro Müller está entre as 12 cidades de todo o território catarinense. A premiação é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), com apoio do Beto Carrero World. O intuito é reconhecer municípios, personalidades e roteiros que se destaquem no turismo do estado.


A escolha dos vencedores do título é feita por votação via internet, no endereço eletrônico www.turismo.sc.gov.br/titulobetocarrero, que ficará disponível até este domingo, dia 15. Os finalistas foram escolhidos pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), por votação secreta em uma plataforma online, a partir das indicações feitas pelas Instâncias de Governança Regional (IGRs) do turismo catarinense. O secretário municipal de Turismo, Luciano Philippi, destaca a importância deste título.


“As ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2017 são uma continuidade entre empreendedores e Governo do Município, com o vice-prefeito Pedro Barp e Paloma Ferreira de Oliveira à frente da Secretaria de Turismo até 2019, que despertaram o potencial turístico de Lauro Müller. Essa indicação é uma evidência, ao lado de cidade já tradicionais e fortes nesse setor econômico. Temos muito a oferecer e trabalhamos para manter alternativas turísticas sempre em destaque, com a importância da parceria com os empreendedores em turismo e o Conselho Municipal de Turismo [Comtur]”, avalia.


A partir da votação popular, o indicado que receber mais votos em cada categoria vai receber com o troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo. Ao segundo e terceiro finalista mais votados, serão conferidas menções honrosas. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia que será realizada no dia 20 de dezembro, no Beto Carrero World, em Penha. Lauro Müller concorre com municípios de grande porte turístico, como Florianópolis, Joinville e Balneário Camboriú.


Da região Sul, concorre a cidade de Praia Grande. Todas as regiões catarinenses estão representadas. Além da categoria “Município Destaque”, há premiações para “Empreendimento de Destaque”, “Evento de Destaque” e “Personalidade”. Na Instâncias de Governança Encantos do Sul, concorrem também a Fluss Haus, de São Martinho, pela categoria “Empreendimento em Destaque”; a Festa da Gastronomia Típica Italiana - Carnevale di Venezia, de Nova Veneza, na categoria “Evento Destaque”; e Leonilda Boeing Baumann, "Dida", de Santa Rosa de Lima, na categoria “Personalidades”.


Os finalistas foram escolhidos pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), por votação secreta em uma plataforma online, a partir das indicações feitas pelas Instâncias de Governança Regional (IGRs) do turismo catarinense. Criada em 2008, a premiação teve alterações no ano passado com a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de homenageados. Além disso, o processo de votação foi modificado, buscando democratizar e descentralizar a escolha dos concorrentes e possibilitando a participação das 13 IGRs do turismo de Santa Catarina. Neste ano, a recém-criada região Caminhos do Contestado optou por abster-se das indicações.



Na descrição do prêmio, a cidade é descrita como: “Lauro Müller tem o turismo como economia cultural, abrigando a Serra do Rio do Rastro, com a estrada mais espetacular do mundo, por onde passam cerca de 45 mil pessoas por mês. A Coluna White, elaborada pelo geólogo Israel White, traz marcos descritivos de feições geológicas exponenciais, criando uma rota geoturística no cenário internacional, pela exuberância de suas paisagens e riquezas naturais. É um registro mundial da sequência gonduânica, litoestratigraficamente a teoria da deriva continental”.


Plano Municipal de Turismo


O Governo do Município de Lauro Müller lançou, nesta quinta-feira, dia 12, o Plano Municipal de Turismo, com ações para serem realizadas no segmento nos próximos 10 anos. Entre os eixos estratégicos elencados no Plano Municipal de Turismo, estão: Ecomuseu, Educação Empreendedora e Associativa, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento Sustentabilidade e Fortalecimento Institucional.


Integrar para somar


O Plano Municipal de Turismo é fruto de um trabalho iniciado neste ano, visando aproveitar o grande potencial da Serra do Rio do Rastro e reter os turistas, deixando de ser uma "cidade-passagem". Para isso, ações integradas têm sido realizadas pelo Governo do Município, unindo o poder público aos empreendedores locais, às entidades e à sociedade civil. Além disso, Lauro Müller faz parte da rota integrada da Encantos do Sul, umas das 12 regiões turísticas de Santa Catarina, junto a outros 31 municípios, e realiza ações coletivas em parceria com as cidades membros da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), participando da criação da Rota Quatro Estações - Turismo o Ano Inteiro.  É um dos municípios que mais atrai turistas da Regional da Encantos do Sul, devido à Serra do Rio do Rastro.


O primeiro passo dado em 2019 foi o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que tem como função o desenvolvimento de políticas públicas eficientes voltadas a este setor. Graças a ele, as ações não ficam concentradas apenas no Executivo Municipal. Elas são ampliadas a diversos segmentos, já que o COMTUR é composto de membros representantes de setores da comunidade vinculados e interessados no desenvolvimento turístico. O conselho já aprovou, inclusive, campanha intitulada “Nossa serra é de todos”.


O Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, por sua vez, abrange 6,2 mil hectares de preservação ambiental, nas encostas da serra. Aproximá-lo dos turistas também se demonstra um grande potencial atrativo. A área ocupa quase a quarta parte do território de Lauro Müller e faz extrema com Bom Jardim da Serra, Treviso e Orleans. A execução de algumas ações do Plano Museológico do Ecomuseu, como exposições e eventos, entre eles, o Primavera Museus, proporciona o turismo cultural. Também com este propósito, a divulgação da Coluna White, parceria entre o Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro.


Empreendimentos turísticos


A Secretaria de Turismo está engajada também em aproximar os empresários do turismo, por meio do Grupo de Empreendedores de Turismo e Amigos do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, com encontros periódicos e criação da Comissão Organizadora para a criação da Associação Lauromüllense de Turismo (ALT). Nos últimos anos, houve um aumento considerado de empreendimento voltados a atender a quem vem de outras cidades, estados e até países para visitar a Serra do Rio do Rastro. Atualmente, há quase 300 leitos para hospedagem, além de restaurantes, lanchonetes e pubs. O intuito da ALT é realizar ações integradas e não mais isoladas.  A Secretaria Municipal tem participado de Feiras de Turismo, junto a empreendedores, visando a comercialização de destinos turísticos.


Guias credenciados


Também neste, foram disponibilizadas 12 vagas para moradores de Lauro Müller interessados em participar Curso para Técnico em Guia de Turismo, de forma gratuita, no Senac de Tubarão. A capacitação tem duração de um ano e meio e iniciou em março. As aulas ocorrem três vezes por semana. Após formados, eles receberão, inclusive, certificado de guia nacional. Eles terão conhecimento técnico sobre a região e poderão organizar roteiros de visitas e itinerários turísticos, além de recepcionar, conduzir, orientar e dar assistência às pessoas ou grupos durante passeios, visitas e viagens.  A intenção é que eles apliquem os conhecimentos adquiridos no curso em benefício do setor, com a criação de uma rota turística, por exemplo.


Acolhida na Colônia


A proposta da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro é valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico, abrindo as casas para o convívio do dia a dia do agricultor. Em Santa Catarina, está distribuída em seis regionais, abrangendo 22 municípios. A sétima regional foi implantada em Lauro Müller no início deste ano. Há por volta de 20 membros, oito propriedades e nove famílias integrantes.


A iniciativa visa integração entre campo e cidade através da troca de experiências em circuitos locais e regionais e resgatar a identidade cultural dos agricultores familiares da região. Com isso, contribui para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e sua permanência no campo com práticas produtivas nos princípios agroecológicos de proteção e recuperação do meio ambiente. A sustentabilidade dos empreendedores familiares, a participação ativa de jovens, e o viés comunitário são algumas características deste conceito inovador de turismo. São realizadas reuniões, seminário, excursão a outra regional da Acolhida, treinamento de técnicos e diagnósticos participativos nas propriedades. A Epagri presta a assistência técnica nas áreas produtivas e de indústria familiar das propriedades envolvidas. A Secretaria Municipal de Turismo também apoia a associação.



Selo do Ministério do Turismo


Em 2018, o Município de Lauro Müller foi reconhecido pelo Ministério do Turismo com o Selo +Turismo. O projeto do Governo Federal permite que as cidades reconhecidas tenham acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados, possibilitando o investimento em infraestrutura. Tais recursos são importantes, tendo em vista que a cidade é sede de importantes provas nacionais e estaduais, como a Mizuno Uphill Marathon e o Desafio de Ciclismo Serra do Rio do Rastro, promovido pela Federal Catarinense de Ciclismo (FCC). Ambos os eventos atraem, todos os anos, milhares de pessoas para a cidade e região, entre participantes, organizadores e acompanhantes.


Mapa do Turismo Brasileiro


Lauro Müller é também um dos municípios catarinenses que tiveram a validação para constar no Mapa do Turismo Brasileiro, apontados no Diário Oficial da União no fim de agosto de 2019. Para ser incluso no Mapa, o Município atendeu uma série de recomendações e requisições estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Entre elas, a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de um plano de estratégias para o setor.


Dos 32 municípios que compõe a região turística do Encantos do Sul, apenas 15 deles tiveram a validação. Na região da Amrec, dos 12 municípios membros, apenas cinco foram certificados.  Segundo o Ministério do Turismo, o mapa é o instrumento instituído para o Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do ministério no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente. A inserção no Mapa do Turismo garante, além do repasse de recursos federais, a visibilidade nacional e credencia o município a ser exemplo para a região da governança Encantos do Sul.



Evento que se destacam


Entre os dias 18 a 21 de julho, comunidades do interior, bairros da área central e turistas de todos os cantos do estado celebraram um evento que entrou para a história de Lauro Müller. Por volta de 50 mil pessoas prestigiaram a Festa do Agricultor, num porte nunca realizado até então na cidade. Shows nacionais, exposições, praça gastronômica, missa, feira livre da Agricultura Familiar e a cultura do povo anfitrião firmou o município na rota dos eventos de grande porte.


A programação do Encantos de Natal também tem se sobressaído em Lauro Müller, levando luz, cor e encanto para a cidade. Praças, pontes, ruas e prédios públicos recebem decorações e iluminação especial para receber os moradores e turistas que acompanham shows musicais, apresentações de teatro e dança, desfile artístico e entre outras atrações. O evento já se tornou tradição no município. Nesta e em outras datas comemorativas, também chama atenção na cidade o trabalho desenvolvido pela Associação Feminina de Assistência Social (Afas) de Lauro Müller, presidida pela primeira-dama, Maria Emília Cesconetto, que, na Páscoa, no Natal e no Inverno, cria um clima especial na cidade através da decoração em pontos estratégicos, com grande movimentação.



Edição Notícias JH


13/12/2019  às 14hs15