12/05/2020  às 14hs49

Geral

Mais de 270 empresas são abertas em Criciúma mesmo com a pandemia

Queda foi de 23% comparada ao mesmo período de 2019.


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Economia parada e insegurança. Estes eram os cenários esperados pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma com a pandemia de coronavírus. A expectativa foi superada, uma vez que entre os dias 18 de março e 11 de maio deste ano, foram abertas 274 empresas na cidade. Todavia, a queda foi de 23% comparada ao mesmo período de 2019.


"A maior dificuldade dessas pessoas é a incerteza do mercado em meio à crise de coronavírus, mas elas entendem que essa situação vai passar e que é importante abrirem empresas", disse o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco, acrescentando que "muitos destes que abriram os seus negócios, foram pessoas que perderam os seus empregos e que perceberam, na abertura, uma possibilidade de sobrevivência".


Cidade Empreendedora


O município está preparado com ferramentas tecnológicas que permitem com que as pessoas abram os seus negócios, sem sair de casa. Através do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são prestados suportes para planejamentos dentro dos setores do governo municipal.


Dentre as ações do programa, está o ‘Acelera Micro Empreendedor Individual (Acelera MEI)´, uma aceleradora de MEIs e prestadora de capacitação em áreas de gestão de negócios. Para saber mais sobre o Cidade Empreendedora, clique aqui.


A Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação desempenha o papel de facilitadora no processo de abertura de empresas. Por isso, a diretoria auxilia nas capacitações e tenta identificar situações para que os empresários descubram novos mercados. "O papel do poder público não é vender pela empresa e sim prover ferramentas que facilitem este processo", esclareceu Pacheco.


Colaboração: Maria Henrique Leandro/Decom.


12/05/2020  às 14hs49