11/10/2019  às 10hs34 - Atualizado em 11/10/2019  às 13hs24

Educação

Lauromüllense disputará etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Com o artigo de opinião sobre o carvão mineral, aluna Marielli Bett foi selecionada para a etapa Regional, que acontecerá em São Paulo.


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O artigo de opinião da aluna Marielli Bett, da série 301 da Educação Geral da Escola de Educação Básica Walter Holthausen, de Lauro Müller, foi classificado para a etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontecerá em São Paulo, de 17 a 19 de novembro. Em Santa Catarina, 162 textos foram inscritos e apenas cinco foram selecionados para a etapa Regional.


A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, que está na 6ª edição, trata-se de um concurso de produção de textos e documentários para alunos de escolas públicas de todo país. O tema das produções é “O lugar onde vivo” e propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.


O concurso tem como objetivo principal contribuir para a melhoria de ensino e aprendizagem da leitura e escrita. A Olimpíada é dividida em gêneros textuais: Poemas, Memórias literárias e Crônica (Ensino Fundamental) e Documentário e Artigo de Opinião (Ensino Médio). A EEB Walter Holthausen concorreu na etapa escolar com dois documentários e cinco artigos de opinião, resultando na escolha do documentário produzido pela aluna Maria Anita de Oliveira Holderbaun (Serra do Rio do Rastro e suas belezas) e o artigo de opinião da aluna Marielli Bett (Berço Nacional do Carvão Mineral: tradição versus meio ambiente).


Ambos foram aprovados na etapa Municipal e seguiram para a etapa Estadual, que foi realizada em 4 de outubro. Na oportunidade, o artigo de opinião da aluna Marielli Bett foi classificado para a etapa Regional. Neste evento a ser realizado em São Paulo, a aluna, acompanhada da professora Gerusa Citadin Righetto, participará de oficinas textuais, passeios culturais e terá a oportunidade de manter contato com professores universitários para aprimorar ainda mais o texto. Após a etapa Regional, serão selecionados os trabalhos que irão compor a etapa Nacional e, em 9 de dezembro, serão revelados os 32 melhores trabalhos.


Conforme a aluna, o primeiro passo foi listar possíveis temas. Posteriormente, definiu qual iria abordar no texto e qual seria sua posição sobre ele. Após a escolha do tema, procurou ler e obter informações através de notícias e dados, contribuindo para formar um bom artigo, apresentando ao leitor o seu ponto de vista. Ela procurou também revisar a estrutura de um artigo para ter certeza que estava no caminho correto, além de ler e analisar os textos selecionados nos anos anteriores visando compreender e cumprir ao máximo todos os critérios avaliativos.


A equipe da EEB Walter Holthausen parabeniza a todos alunos que participaram da Olimpíada, em especial a aluna Marielli Bett, bem como sua família, tendo em vista que, em 12 anos, será a primeira vez que a escola, a cidade e o estado serão representados neste evento.


Cronograma: Etapa Regional - 19 a 23 de novembro, Etapa Nacional - 29 de novembro e Premiação Final - 9 de dezembro.


Redação Notícias JH


11/10/2019  às 10hs34