29/11/2019  às 14hs04

Geral

Jornal JH e Rádio Guarujá presentes no encontro promovido pelo 28º GAC

Além da aproximação com os veículos de comunicação, a iniciativa objetivou apresentar o trabalho realizado pelo Exército Brasileiro e pelo 28° GAC.


Foto: Divulgação / 28º GAC

Foto: Divulgação / 28º GAC


O 28º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha realizou nesta terça-feira, dia 26, o 2° Encontro com representantes da Imprensa da Região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). A atividade foi prestigiada por profissionais de jornal impresso, rádio, internet e televisão. Além do Notícias JH e da Rádio Guarujá, de Orleans, participaram representantes da SBT de Criciúma, do Portal Engeplus, de Criciúma, e do Portal Veneza, de Nova Veneza.


O objetivo principal foi aproximar e estabelecer uma relação de confiança entre o 28° GAC e os profissionais de imprensa de sua Área de Responsabilidade, abrindo um canal de comunicação entre a unidade do Exército e a mídia local. Além disso, a atividade tem por objetivo apresentar noções gerais a respeito do trabalho realizado pelo Exército Brasileiro e pelo 28° GAC.


Os profissionais da imprensa foram recepcionados no Espaço Cultural Duque de Caxias, onde foi possível conhecer um pouco mais do histórico do Grupo. Em seguida, foi realizada a visita às instalações da Banda Severiano/28° GAC e do Pelotão Esperança, projeto de responsabilidade social da Organização Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma. Em seguida, o comandante do Grupo, o coronel Sousa Neto, proferiu uma palestra acerca do Exército Brasileiro e do 28° GAC, na qual abordou o histórico da Instituição e da Unidade, com foco em suas ações recentes ligadas ao Braço Forte (Operação Roda Viva, Operação Vitória) e à Mão Amiga (Operação Ciclone Sul).


Finalizando as atividades, o grupo participou do almoço de confraternização, percorreu as instalações do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva/28° GAC, órgão de formação dos oficiais combatentes da reserva mobilizável e conheceram a Linha de Fogo da 2ª Bateria de Obuses.


“O slogan tradicional do Exército é ‘Braço Forte, Mão Amiga’. Braço forte porque somos uma instituição de Estado, um instrumento de força do Estado para fazer valer sua autoridade quando há situações de conflito externo ou de defesa interna, de garantia da lei e da ordem. E por outro lado, temos também o viés social, a mão amiga. Isso porque o Exército Brasileiro sempre estará em condições de prestar assistência à população brasileira, seja em calamidades ou em eventos de apoio diverso”, explicou o comandante.


Em cerimônia que será realizada em 6 de janeiro de 2020, o coronel Sousa Neto passará o comando do 28° GAC, situado em Criciúma, para o tenente-coronel Brito Júnior. “Foi uma experiência única o fato de ser comandante de uma Organização Militar do Exército Brasileiro, principalmente em uma como o 28º GAC., sediada em uma região como a Extremo Sul de Santa Catarina. O coração aperta. Se por um lado existe a emoção da satisfação do dever cumprido, por outro, tem o sentimento de nostalgia. Eu fui tenente aqui. Há 20 anos, eu saí da Academia Militar Agulhas Negras e vim trabalhar aqui, sendo minha primeira Unidade, onde fiquei por quatro anos e já era apaixonado. Espero manter um contato constante com as pessoas daqui, com esta Unidade e com a região. Vai fazer muita falta no meu dia a dia não estar aqui. Só tenho a agradecer por todo apoio e carinho”, avaliou o coronel Sousa Neto, que iniciará no próximo ano o curso Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizado após a conclusão do comando de uma Unidade.


ASCOM 28º GAC / Redação Notícias JH


29/11/2019  às 14hs04