16/01/2020  às 08hs09

Geral

Fundação Hospitalar Santa Otília de Orleans completa 81 anos


Foto: Fatos & Fotos

Foto: Fatos & Fotos


A Fundação Hospitalar Santa Otília de Orleans, completa neste dia 15 janeiro de 2020, 81 anos. A entidade foi inaugurada em 15 de janeiro de 1939. São décadas servindo a cidade de Orleans. Muitas dificuldades já foram enfrentadas e vencidas com a união dos colaboradores, entidades, poder público, empresas privadas e a comunidade.


Ter um Hospital em nossa cidade é um privilégio, vamos lutar e apoiar os projetos e campanhas realizadas por nós para que possamos fazer mais. A entidade está localizada rua Miguel Couto, n° 800, centro de Orleans.


 História


No dia 4 de outubro de 1938, ao receber o prédio totalmente construído, após exame e parecer da comissão técnica, passou a diretoria a denominá-lo HOSPITAL MUNICIPAL HENRIQUE LAGE, tendo em vista a colaboração prestado por aquele eminente político que era o dono na Empresa Mineradora de Lauro Muller.


A homenagem era também tendo em vista a participação ativa desde o início da obra dos engenheiros da referida Empresa Drs. Reinardo Schmithausen, Walter Weterli, Marcio Machado Portela, Wilson Gonçalves e Nestor Gigueira. Iniciou o seu funcionamento, sendo médico o Dr. José de Lerner Rodrigues e o Dr. Antônio Dib Mussi.


Sua inauguração foi ocorrer somente no dia 15/01/1939. Neste dia segundo extraoficialmente se sabe, ao visitar as obras da ponte sobre o Rio Tubarão, na chegada de Urussanga, o Interventor Nereu Ramos, tomou conhecimento do nome já escolhido para o hospital, não gostou e procurou saber o nome da padroeira do município.


Ao discursar disse: “Estamos aqui em Orleans para visitar as obras desta ponte e também estaremos inaugurando o Hospital Municipal Santa Otília, cujo nome é dado em homenagem a Santa Padroeira desta paróquia.” Mais que depressa o Prefeito José Antunes Matos determinou aos fiscais da prefeitura Hugo Claumann e Gastão Cordini que fossem rapidamente ao hospital e retirassem a placa com o nome Henrique Lage.


(https://hospitalsantaotilia.com.br/nossa-historia/)


 


Fonte: Fundação Hospitalar Santa Otília.


16/01/2020  às 08hs09