16/01/2020  às 08hs44

Geral

Criciúma: Centro de Reabilitação Auditiva está habilitado

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.


Foto: Lucas Colombo / Tribuna de Notícias

Foto: Lucas Colombo / Tribuna de Notícias


A cidade de Criciúma terá um centro de reabilitação auditiva de alta complexidade, totalmente atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque a Audiosul Saúde Auditiva, clínica localizada no bairro Próspera, está habilitada pelo Governo Federal. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. A clínica, que já estava pronta há um ano, aguardava habilitação para ser ativada. A partir de agora, de acordo com o médico Filipe Búrigo, um dos responsáveis pela idealização do projeto, uma reunião precisará ser feita junto ao secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande. “A projeção é de ativação da clínica em aproximadamente dois meses”, projeta Búrigo.


Os atendimentos serão coordenados pelo Governo Municipal de Criciúma. Atualmente, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que exijam alta complexidade, são realizados apenas em Florianópolis. “Com a ativação da clínica, o desgaste do deslocamento até a capital do estado será evitado. Serão aproximadamente 150 acompanhamentos de pacientes por mês”, revela Búrigo.


Segundo o médico, os pacientes atendidos farão parte da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). De acordo com ele, o corpo clínico atuante no local contará com médicos, fonoaudiólogos, psicólogo e assistente social.


“Inicialmente, esta será a abrangência. Porém, não está descartada a possibilidade de atendimento aos municípios da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) em um futuro próximo”, projeta. Um acordo com o governo do Estado precisa ser realizado, para que os pacientes atendidos atualmente na capital recebam atendimento em Criciúma.


Fonte: TN Sul.


16/01/2020  às 08hs44